Notícias

Instituto Arapyaú e CEBRI promovem encontro sobre desafios e oportunidades da COP30

Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André Corrêa do Lago em conversa sobre a Conferência que acontecerá em Belém. Crédito: Fernando Cavalcanti.

Em um momento crucial para o debate climático global, o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e o Instituto Arapyaú organizaram um evento para discutir os rumos da COP30, com a presença do embaixador André Corrêa do Lago, presidente da Conferência em Belém e Conselheiro do CEBRI. Durante o encontro, no dia 31 de março, o embaixador partilhou sua visão sobre os principais desafios e oportunidades, destacando a importância da colaboração entre os diversos setores da sociedade para alcançar soluções concretas.

Moderado por Izabella Teixeira, conselheira do CEBRI e fellow do Instituto Arapyaú, o encontro abordou questões como financiamento climático, governança e implementação de compromissos. A abertura foi conduzida por Julia Dias Leite, diretora-presidente do CEBRI, e Renata Piazzon, diretora-geral do Instituto Arapyaú, que destacaram o papel fundamental dos setores público, privado, acadêmico e da sociedade civil para o sucesso da COP30.

“O Brasil tem uma oportunidade única de liderar a transformação global para uma economia verde. E é admirável ver a disposição do presidente da COP em dialogar e o esforço de trazer para a agenda de ação atores que não participam diretamente das negociações”, enfatizou Renata. 

“A COP30 representa um momento decisivo para o Brasil consolidar sua liderança climática global. Esse encontro reforça nosso compromisso com o diálogo qualificado e com a construção de soluções concretas para os desafios ambientais que enfrentamos”, acrescentou Julia Dias Leite, diretora-presidente do CEBRI.

Giulie Carvalho

Recent Posts

Arapyaú, Tabôa, Violet e MOV Investimentos lançam o Kawá, fundo para fomentar agricultura regenerativa e familiar do cacau no Brasil

Anúncio foi feito durante o Partnership Meeting 2025, um dos maiores eventos do setor de…

5 dias ago

Cacau Brasileiro – Gente, Floresta e Cultura: nasce um movimento para destacar o produto nacional no mercado externo

Iniciativa setorial foi desenvolvida para promover o cacau nacional em mercados estratégicos, como Europa e…

5 dias ago

Arapyaú e Ibá se unem para impulsionar o setor de restauração florestal no Brasil

Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…

5 dias ago

Parceria com Suzano expande projeto Cacau+Sustentável na Bahia

Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…

5 dias ago

Restauração florestal como estratégia para descarbonizar a construção civil

Pauta foi debatida por especialistas de todo o mundo durante o Wood Construction Global Meeting.…

5 dias ago

Trabalho das mulheres no campo vira créditos de empoderamento

Mulheres do Assentamento Nova Vitória (Ilhéus/BA) discutem investimentos dos créditos de empoderamento feminino. Crédito: acervo.…

1 mês ago