O Instituto Escolhas elaborou um estudo de Concessões Florestais sobre mudanças na legislação que regula a exploração econômica de florestas públicas em regime de concessão. Em articulação com a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, o documento foi apresentado para integrantes da Frente Parlamentar Ambientalista na Câmara dos Deputados, onde já tramita um projeto de lei com alterações no marco regulatório do setor. A proposta busca ampliar a relação de atividades desenvolvidas de forma sustentável.
Legislação, criada em 2006, quando Marina Silva estava à frente do Ministério do Meio Ambiente, o regime é adotado atualmente na exploração de pouco mais de 1 milhão de hectares de floresta por seis empresas, resultado abaixo do estimado naquele momento para as concessões, que previa alcançar 44 milhões de hectares.
Num momento em que o tema ambiental alimenta pressões crescentes contra o Brasil, o grupo vê uma oportunidade para aperfeiçoar o modelo. Segundo Teresa Rossi, do Instituto Escolhas e uma das articuladoras da iniciativa, os principais entraves encontrados pelas concessionárias foram as contrapartidas exigidas pela legislação, que minaram a viabilidade econômica de alguns projetos, além da insegurança criada pelas invasões frequentes das áreas concedidas e pela falta de fiscalização.
Entre as mudanças sugeridas estão mecanismos para tornar os contratos mais flexíveis, permitindo sua revisão antes do fim das concessões, e a ampliação da relação de atividades econômicas que poderiam ser desenvolvidas de forma sustentável nas áreas concedidas pelo poder público.
Acesse aqui a proposta encaminhada à Frente Parlamentar Ambientalista na Câmara dos Deputados.
Leia e faça download do estudo completo: Destravando a agenda da Bioeconomia: soluções para impulsionar as concessões florestais no Brasil.
Leia também a matéria do jornal Valor Econômico sobre o tema: Arma antidesmatamento, concessão florestal patina.
Anúncio foi feito durante o Partnership Meeting 2025, um dos maiores eventos do setor de…
Iniciativa setorial foi desenvolvida para promover o cacau nacional em mercados estratégicos, como Europa e…
Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…
Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…
Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…
Pauta foi debatida por especialistas de todo o mundo durante o Wood Construction Global Meeting.…