Notícias

Enviado especial do clima dos EUA se reúne com representantes da sociedade civil no Brasil e promete esforços por recursos para o Fundo Amazônia

Foto: acervo Coalizão Brasil

O diplomata americano John Kerry se encontrou com sete organizações da sociedade civil brasileira durante sua passagem pelo país, no final de fevereiro, e afirmou que o Fundo Amazônia será o principal veículo de recebimento de recursos no trabalho de cooperação internacional entre Brasil e Estados Unidos.

O enviado do governo John Biden admitiu que a polarização no Congresso americano dificulta as contribuições por parte do governo, mas prometeu que a Casa Branca vai trabalhar para mobilizar o setor privado e a filantropia na busca por recursos.

Entre as organizações que participaram do encontro, estava a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. A co-facilitadora da Coalizão, Renata Piazzon, representou o grupo. Ela também é diretora do Instituto Arapyaú. 

Na reunião, a Coalizão defendeu que os EUA apliquem pelo menos US$ 1 bi no Fundo Amazônia. A rede foi a única das iniciativas presentes a propor um valor mínimo. Também pediu que os Estados Unidos façam pressão aos financiadores de atividades ilícitas, como o garimpo ilegal e madeireiras predatórias.

Além da Coalizão, estiveram no encontro o Conselho Indígena de Roraima (CIR), a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ), o Instituto Igarapé, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), o Observatório do Clima e o Instituto Talanoa. As organizações abordaram na reunião tópicos como a necessidade de rever as metas brasileiras de redução de emissão de gases de efeito estufa, chamadas de NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada), e cuidados necessários com a chegada do mercado de carbono em terras indígenas.

Fernanda Carpegiani

Recent Posts

Bellagio Center: imersão em espaço de inovação para escalar soluções baseadas na natureza

Imersão organizada pelos institutos Arapyaú e Igarapé, no Bellagio Center, reuniu lideranças de diversos setores…

1 semana ago

Rede Conexão Povos da Floresta celebra seu impacto positivo em comunidades amazônicas

Iniciativa preza para que a conectividade mude positivamente a vida de comunidades indígenas, quilombolas e…

1 semana ago

Novo fellow do Instituto Arapyaú, Mariano Cenamo debate as oportunidades e os desafios da bioeconomia na Amazônia

Fundada em 2004 por Cenamo, a Idesam é uma organização que promove cadeias de valor…

2 semanas ago

Criação de selo verde de cacau estimula e valoriza produção sustentável

Em junho foi sancionada a Lei 14.877/24, que cria os selos verdes “Cacau Cabruca” e…

2 semanas ago

Arapyaú debate governança climática na Sustainability Week do BID

No evento, Angela Miller, Maria Teixeira, Roberto Waack e Valéria Café (da esquerda para a…

2 semanas ago

Estratégia Nacional de Bioeconomia fortalece o potencial do Brasil nesse setor

A iniciativa reúne diretrizes para promover produtos, processos e serviços sustentáveis que combinem recursos biológicos…

2 semanas ago