Notícias

Lançamento do Plano de Recuperação Verde promete retomada econômica com foco na sustentabilidade da Amazônia

Foto: PARALAX/Shutterstock

O lançamento da 1ª fase do Plano de Recuperação Verde (PRV) aconteceu durante o 23° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em 16/7, e contou com a participação dos gestores de todos os estados que integram a região, além de entidades nacionais e internacionais, representantes diplomáticos, organizações da sociedade civil, empresas e comunidades locais. Neste diálogo intersetorial, representando a rede Uma Concertação pela Amazônia – formada por mais de 200 lideranças pela promoção do desenvolvimento sustentável da região –, estavam Francisco Gaetani, consultor do Instituto Arapyaú para Políticas Públicas, e Guilherme Leal, fundador do Arapyaú.

No contexto de pandemia, o PRV tem tanto o objetivo de curto prazo de propor uma retomada econômica para fora da crise, quanto o de longo prazo, que propõe que essa retomada seja sustentável. A economista Laura Carvalho, professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, apresentou o Plano e explicou que ele combina a transição para uma economia verde com o combate às desigualdades, entendendo o papel central que a Amazônia e o combate ao desmatamento têm nesse processo no caso do Brasil.

O PRV, afirma a especialista, coloca o Estado como indutor das políticas, mas também entende que a articulação com o setor privado, academia e sociedade civil organizada é essencial.

Não se trata de um plano apenas para a região amazônica, é um plano que tem efeitos para tudo que a gente entende o que deve ser a exploração dos potenciais produtivos da economia brasileira no futuro.”

Laura Carvalho, economista e professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.
Reprodução Plano de Recuperação Verde (PRV)

O PRV tem quatro objetivos: zerar o desmatamento ilegal até 2030; combater as desigualdades de renda, raça, gênero e de acesso a serviços e infraestrutura básica; gerar empregos na floresta, áreas rurais e centros urbanos; e transicionar para uma nova economia verde com maior sofisticação tecnológica e potencial exportador.

Para alcançar essas metas, o Plano prevê 43 projetos estaduais e 11 regionais, que somam 1,5 bilhão de reais, e são divididos em quatro eixos:

O PRV é uma forma de cooperação radical, sem a qual não vamos conseguir enfrentar os grandes problemas que afetam a humanidade, o planeta, a crise climática e os desafios tão complexos e diversos do nosso bioma amazônico. Nós da Concertação temos certeza de que somente com essa vontade política e boa ciência seremos capazes de construir uma realidade para a Amazônia e o Brasil.”

Guilherme Leal, integrante da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia

Assinatura da reestruturação da governança do Consórcio

Durante o lançamento do evento, também foi realizada solenidade de assinatura e anúncio do projeto de reestruturação da governança do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, em parceria com Instituto Arapyaú, Instituto humanize, Instituto Clima e Sociedade e FUNBIO. 

O projeto busca definir e institucionalizar uma estrutura administrativa e um modelo de governança que permita aos estados membros do Consórcio aumentar a capacidade de planejamento e resposta, além de fortalecer as políticas públicas em nível regional, alcançando, desta forma, a redução do desmatamento, e promovendo atividades produtivas mais sustentáveis na região.

Da esquerda para a direita: o governador do Maranhão e presidente do Consórcio, Flávio Dino, a secretária executiva do FUNBIO, Rosa Lemos de Sá, o coordenador do Instituto Clima e Sociedade (ICS), Gabriel Lui, representando o Arapyaú e o humanize, e o governador do Amapá Waldez Góes. Foto: Leo Oliveira

Georgia Pessoa, diretora-executiva do Instituto humanize, Ana Toni,  diretora-executiva do ICS, e Roberto Waack, presidente do Conselho do Instituto Arapyaú, participaram no evento virtualmente, representando as organizações envolvidas no projeto.

O evento aconteceu em Brasília, com transmissão online nos canais do Governo do Maranhão e do Consórcio Amazônia Legal no YouTube.

Acesse a publicação completa do PRV.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Brasil reforça soluções baseadas na natureza nos debates do Fórum Econômico Mundial

Protagonismo do Brasil para liderar soluções climáticas foi destaque em Davos. Crédito: acervo. Colocar o…

3 semanas ago

Em 2025, restauração e sistemas alimentares ganham força na agenda do Arapyaú

Visão integrada ganha amplitude com a chegada da COP 30. Crédito: acervo. O Instituto Arapyaú…

3 semanas ago

Inteligência artificial pela sustentabilidade e bioeconomia na Amazônia são prioridades do grupo de fellows do Arapyaú

Para o grupo de fellows do Instituto Arapyaú, 2024 foi um ano de consolidação de…

3 semanas ago

A música que ajuda a manter as florestas e seus povos em pé

Produções mostram a ligação entre Amazônia e Mata Atlântica, dois territórios prioritários para a atuação…

3 semanas ago

Acompanhe o Arapyaú nas redes

Seja nosso seguidor e acompanhe todas as novidades; links abaixo. Crédito: divulgação. Com o objetivo…

3 semanas ago

Da Mata Atlântica à Amazônia e o lugar onde esses biomas se conectam

Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…

2 meses ago