Livro “Inquietações de um Brasil contemporâneo” norteia conversa com Izabella Teixeira em Harvard

Foto: Divulgação

Um mês após seu lançamento no Brasil, o livro “Inquietações de um Brasil contemporâneo: desafio das eras climáticas, digital-tecnológicas e biológicas”, idealizado pelo Arapyaú, foi apresentado para uma plateia composta principalmente por jovens da Harvard Kennedy School. 

Em uma conversa com Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente e fellow do Instituto Arapyaú, os temas giraram em torno dos desafios e das oportunidades das COPs de clima e de biodiversidade, da gestão mundial de recursos naturais e do potencial do Brasil para gerar soluções sustentáveis, extrapolando o próprio livro e reforçando a inserção do Arapyaú na agenda internacional de mudanças climáticas. 

O evento foi moderado por Marcia Castro, chefe do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública de Harvard e do Programa de Estudos Brasileiros do Centro David Rockefeller de Estudos Latino-americanos, e por Roberto Waack, presidente do Conselho do Instituto Arapyaú, no dia 21 de setembro. 

“Foi uma conversa muito instigante e provocadora, que nos coloca no futuro frente aos desafios impostos pelo mundo e nos leva a refletir sobre o papel do Brasil nesse cenário”, afirma Izabella, considerada um das principais referências globais em mudanças climáticas. Em 2013, recebeu o Prêmio Global “Campeões da Terra” do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente na categoria Liderança Política, um reconhecimento pela sua notável contribuição para a redução do desmatamento na Amazônia. 

Além de uma programação muito bem estruturada – não só pelo desenho, mas pela diversidade de temas e pela oportunidade de falar da experiência do Arapyaú –, chamou a atenção das lideranças do instituto o alto interesse da plateia, que saiu do debate visivelmente inquieta, com desejo de continuar a conversa nos próximos eventos, como a COP28, que acontecerá em Dubai de 30 de novembro a 12 de dezembro, e a COP30, que será sediada no Brasil.

“Não foi apenas o lançamento de um livro, mas a oportunidade de troca e de aprendizado, de discutir o que está acontecendo e de mostrar quem somos”, complementou a ex-ministra.

“A COP30, prevista para 2025, no Brasil será crucial para colocar o país em uma posição de liderança para ação e mudança. E Izabella deixou bem claro que todos nós na ciência temos um papel a desempenhar. Suas palavras foram um apelo à ação”

Marcia Castro, chefe do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública de Harvard e do Programa de Estudos Brasileiros do Centro David Rockefeller de Estudos Latino-americanos

“A visita de Izabella Teixeira foi uma oportunidade única para estudantes e pesquisadores de Harvard ouvirem em primeira mão alguém que esteve presente quando algumas das mais importantes decisões ambientais foram tomadas, tanto no Brasil quanto no mundo. Ela destacou o histórico brasileiro como uma economia comparativamente limpa, onde a matriz energética é uma das mais limpas do mundo e alimentada por energia hidrelétrica, solar e eólica. Ela também ressaltou que o Brasil tem o potencial para ser líder na futura economia verde, e que fazer com que isso aconteça será uma questão política importante a nível nacional e internacional”, afirmou Kathryn Baragwanath, pesquisadora de Harvard.

O debate jogou luz sobre as grandes transformações dos sistemas de produção de alimentos diante das mudanças climáticas e de situações de conflito como a guerra, sobre a importância de garantir segurança alimentar para toda a população mundial, sobre a inclusão social e o papel do Brasil no enfrentamento do desmatamento.

“É muito importante uma instituição brasileira ocupar esses espaços, com sala cheia e perguntas de alto nível”, diz Waack. “O Brasil tem todas as condições de ser uma superpotência de segurança alimentar de baixo carbono. Mas, para isso, precisa zerar o desmatamento ilegal.”

Outro tema da conversa em Harvard foi a necessidade de os setores financeiro, econômico e de negócios enxergarem o valor do capital natural. “É uma discussão que vem amadurecendo. Os sinais do embarque desses segmentos nessa agenda já estão claros”, avalia o presidente do Conselho do Arapyaú.

“Inquietações de um Brasil contemporâneo: desafios das eras climática, digital-tecnológica e biológica” foi desenvolvido dentro do Programa de Fellows do Instituto Arapyaú. Os textos são assinados por Izabella, Waack, o economista e gestor público Francisco Gaetani, o executivo pioneiro em bioeconomia Marcello Brito e a ativista indígena Samela Sateré Mawé. Os autores optaram por assinar a obra coletivamente para indicar que o diálogo é possível e desejável.O livro pode ser adquirido nas principais livrarias e na Amazon.