Estes profissionais contribuíram para a definição das variáveis a serem consideradas no mapeamento e dos critérios a serem adotados. Para isso, foram levantados e sistematizados dados georreferenciados de 13 temas, cruzados com o mapeamento de pastos. “Espera-se que este trabalho contribua para a recuperação de áreas degradadas e para o fortalecimento da cadeia do cacau na região, estimulando o equilíbrio entre uso econômico e preservação ambiental”, analisa Grazielle.
O Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso da Terra do Brasil (MapBiomas) é uma iniciativa que envolve uma rede colaborativa de especialistas, visando a contribuir para o entendimento da dinâmica do uso e cobertura da terra no Brasil. Esta iniciativa já produziu mapas de uso e cobertura da terra para todo território brasileiro de 1985 a 2019 (veja mais em https://mapbiomas.org/).
Com um foco mais regional, o MapBiomas Cacau nasceu de demandas – tanto por parte de Universidades, ONGs, Ministério Público, como do setor privado – de obter mais detalhamento do mapeamento do uso e cobertura da terra na região cacaueira do sul da Bahia. Na primeira fase, executada de junho de 2019 a maio de 2020, o projeto abrangeu seis municípios: Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Una e Uruçuca (daqui em diante referidos como G6), que juntos cobrem aproximadamente 5,8 mil km2, uma extensão territorial similar à do Distrito Federal.