Notícias

MapBiomas ganha Prêmio de Inovação Social Coletiva durante Fórum Econômico Mundial, em Davos

Foto: World Economic Forum/Sandra Blaser

A rede MapBiomas, iniciativa apoiada pelo Instituto Arapyaú, recebeu, em janeiro, o Prêmio de Empreendedorismo Social, da Fundação Schwab, na categoria de Inovadores Sociais, como Inovação Social Coletiva. A cerimônia de premiação foi realizada durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. 

O reconhecimento é graças à atuação em conjunto com mais de 70 organizações no monitoramento e mapeamento do uso da terra, no Brasil e em outros 14 países. Para Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas, a premiação foi ainda mais significativa pelo ineditismo da categoria: ela foi criada em 2023 para reconhecer ações coletivas em torno de desafios globais. 

É exatamente o que é o MapBiomas, desenhado como uma rede colaborativa para gerar impacto. Essa premiação vai nos ajudar a ganhar ainda mais credibilidade para ampliar a nossa atuação para além dos 14 países onde redes locais parceiras já monitoram as transformações e o uso do solo”.

Tasso Azevedo ao jornal Folha de S. Paulo

Além do MapBiomas, outros quatro projetos foram premiados na categoria. “Os Inovadores Sociais de 2023 representam uma geração de líderes de mudança social e ambiental que demonstram que modelos inovadores de cooperação e atuação intersetorial são essenciais para avançarmos diante dos complexos desafios que enfrentamos”, disse Hilde Schwab, presidente da Fundação Schwab, ao anunciar os premiados.

A cerimônia de premiação na Suíça foi acompanhada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que cumpria agenda ministerial no Fórum. “É um reconhecimento por um trabalho tecnicamente competente, socialmente necessário e politicamente consistente nas agendas de proteção ao ambiente e de formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável”, disse ao jornal Folha de S. Paulo.

Ao todo, 16 lideranças sociais e projetos foram premiadas pela Fundação Schwab, entre quatro categorias: Empreendedores Sociais, Intraempreendedores Sociais Corporativos, Intraempreendedores Sociais Públicos e Inovadores Sociais. Os vencedores — empreendedores sociais, gestores do setor público, líderes corporativos e pensadores — foram escolhidos por membros do Conselho da Fundação.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Bellagio Center: imersão em espaço de inovação para escalar soluções baseadas na natureza

Imersão organizada pelos institutos Arapyaú e Igarapé, no Bellagio Center, reuniu lideranças de diversos setores…

1 semana ago

Rede Conexão Povos da Floresta celebra seu impacto positivo em comunidades amazônicas

Iniciativa preza para que a conectividade mude positivamente a vida de comunidades indígenas, quilombolas e…

1 semana ago

Novo fellow do Instituto Arapyaú, Mariano Cenamo debate as oportunidades e os desafios da bioeconomia na Amazônia

Fundada em 2004 por Cenamo, a Idesam é uma organização que promove cadeias de valor…

2 semanas ago

Criação de selo verde de cacau estimula e valoriza produção sustentável

Em junho foi sancionada a Lei 14.877/24, que cria os selos verdes “Cacau Cabruca” e…

2 semanas ago

Arapyaú debate governança climática na Sustainability Week do BID

No evento, Angela Miller, Maria Teixeira, Roberto Waack e Valéria Café (da esquerda para a…

2 semanas ago

Estratégia Nacional de Bioeconomia fortalece o potencial do Brasil nesse setor

A iniciativa reúne diretrizes para promover produtos, processos e serviços sustentáveis que combinem recursos biológicos…

2 semanas ago