A iniciativa recebeu recursos do Fundo Amazônia no valor de R$ 11.220.000 para financiar os sistemas de detecção, validação e refinamento de alertas de desmatamento (MapBiomas Alerta) e de monitoramento da regeneração florestal.
Com o objetivo de contribuir para a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais, o MapBiomas realiza o mapeamento anual da cobertura e uso da terra em todos os biomas brasileiros, bem como monitora a superfície de água e cicatrizes de fogo mensalmente com dados a partir de 1985. O MapBiomas é uma iniciativa do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima e é formado por uma rede colaborativa de co-criadores constituído por ONGs, universidades e empresas de tecnologia organizados por biomas e temas transversais.
Idealizada em 2015, a iniciativa foi incubada pelo Instituto Arapyaú, do qual recebeu apoio administrativo e alavancagem financeira. Desde 2021, conta com o Instituto de Apoio ao MapBiomas (IAMap), com administração e operacionalização próprias e Secretaria Executiva da rede.
Saiba mais sobre o financiamento do Fundo Amazônia.
Acesse o contrato aqui.
Protagonismo do Brasil para liderar soluções climáticas foi destaque em Davos. Crédito: acervo. Colocar o…
Visão integrada ganha amplitude com a chegada da COP 30. Crédito: acervo. O Instituto Arapyaú…
Para o grupo de fellows do Instituto Arapyaú, 2024 foi um ano de consolidação de…
Produções mostram a ligação entre Amazônia e Mata Atlântica, dois territórios prioritários para a atuação…
Seja nosso seguidor e acompanhe todas as novidades; links abaixo. Crédito: divulgação. Com o objetivo…
Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…