Publicações

Pastagens com viabilidade para sistemas agroflorestais com cacau no sul da Bahia

Pastagens com viabilidade para sistemas agroflorestais com cacau no sul da Bahia.

partir de análises anteriores e de cruzamento de dados secundários, este relatório teve como objetivo mapear e caracterizar as áreas de pasta- gem com viabilidade para estabelecimen- to de sistemas agroflorestais (SAFs) com cacau em 83 municípios do sul da Bahia. Para tanto, um grupo multidisciplinar de especialistas em aspectos agronômicos, legais e econômicos relacionados ao culti- vo de cacau e em geoprocessamento, es- colheu as variáveis e os critérios a serem considerados no mapeamento.

Como dado base, foi utilizado o mapeamen- to de qualidade das pastagens em 2020 produzido pelo LAPIG/MapBiomas Brasil e, na definição das áreas inviáveis foram le- vados em consideração temas como áreas de preservação permanente, unidades de conservação, terras indígenas, intensidade e duração do déficit hídrico, solos, declivi- dade, estradas, entre outros. Cerca de 84% das pastagens no território analisado foi considerado viável para o estabelecimento de SAFs com cacau, totalizando uma área de mais de 20 mil km2. Destas pastagens, mais de um terço apresenta sinais de degra- dação severa ou moderada. Os municípios com as maiores áreas de pastagem viáveis para o estabelecimento de SAFs com cacau encontram-se principalmente na porção sul e centro-oeste do território estudado, onde a produção atual de cacau é comparativa- mente menor. Mais da metade das pasta-

gens consideradas viáveis estão em áreas contíguas maiores que 500 ha, que possi- velmente se estendem por mais de uma propriedade rural, e outros 27,9% estão em áreas entre 50 ha e 500 ha. As classes mais comuns de solos entre as áreas considera- das viáveis são Latossolos Amarelos Distró- ficos, Latossolos Amarelos Distrocoesos e Chernossolos Argilúvicos Órticos. Entre as áreas consideradas viáveis, cerca de 17,8 % encontram-se em uma faixa que teve até 3 meses seguidos ou menos de déficit hídrico em metade ou mais do período de 2012 a 2021. Nas faixas de até 4 meses e até 5 meses seguidos de déficit, segundo o mesmo critério, foram mapeados, de forma cumulativa, respectivamente, 28,2 % e 52,9 % de áreas com viabilidade para estabele- cimento de SAFs. Assim, aproximadamente 47,1 % das áreas consideradas viáveis esti- veram sujeitas a mais de 5 meses seguidos de déficit hídrico na maioria do período analisado, apresentando, portanto, aptidão comparativamente menor para o cultivo em questão. Embora o grau de aptidão, o nível de manejo e investimentos necessá- rios para esta atividade sejam variáveis no território analisado, a presente análise res- salta o grande potencial para o reaproveita- mento de áreas já desmatadas para o culti- vo de cacau, gerando ganhos econômicos, segurança alimentar, além de ganhos para biodiversidade, aumento dos serviços ecos- sistêmicos e promoção de maior conectivi- dade na paisagem no sul da Bahia.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Brasil reforça soluções baseadas na natureza nos debates do Fórum Econômico Mundial

Protagonismo do Brasil para liderar soluções climáticas foi destaque em Davos. Crédito: acervo. Colocar o…

3 semanas ago

Em 2025, restauração e sistemas alimentares ganham força na agenda do Arapyaú

Visão integrada ganha amplitude com a chegada da COP 30. Crédito: acervo. O Instituto Arapyaú…

3 semanas ago

Inteligência artificial pela sustentabilidade e bioeconomia na Amazônia são prioridades do grupo de fellows do Arapyaú

Para o grupo de fellows do Instituto Arapyaú, 2024 foi um ano de consolidação de…

3 semanas ago

A música que ajuda a manter as florestas e seus povos em pé

Produções mostram a ligação entre Amazônia e Mata Atlântica, dois territórios prioritários para a atuação…

3 semanas ago

Acompanhe o Arapyaú nas redes

Seja nosso seguidor e acompanhe todas as novidades; links abaixo. Crédito: divulgação. Com o objetivo…

3 semanas ago

Da Mata Atlântica à Amazônia e o lugar onde esses biomas se conectam

Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…

2 meses ago