Podcast quer levar debate de bioeconomia para o dia a dia das pessoas

Podcast quer levar debate de bioeconomia para o dia a dia das pessoas
Reprodução: Página22

Nas cidades, nas ruas, na beira dos rios ou no quintal de casa, além dos muros das universidades e das paredes dos escritórios, a bioeconomia é para todo mundo e está nos mais diversos espaços. Essa é a proposta do podcast Bioeconomia da Cozinha, uma parceria entre Página22, Instituto Arapyaú, Uma Concertação pela Amazônia e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti).

A primeira temporada do programa tem cinco episódios e quer levar o assunto para o dia a dia das pessoas, com entrevistas com atores que integram a bioeconomia na ponta — indígenas, ribeirinhos, agricultores familiares, associações e cooperativas de base comunitária e empreendedores de inovação.

O nome faz referência ao espaço mais frequentado e rotineiro dos moradores de uma casa, reforçando a ideia de democratização do tema, para além da comunidade científica, explica Sérgio Adeodato, jornalista da Página22 e um dos idealizadores do programa. “A ideia é trazer a bioeconomia para o chão e propor o entendimento da base da própria produção na floresta e da cadeia até chegar ao consumo nas cidades — no Brasil e no exterior”.

O professor Maickson Serrão, jornalista coordenador e roteirista do projeto, conta que o podcast busca falar do assunto de forma compreensível e na “voz da Amazônia”. Amazônida de origem ribeirinha, Serrão garantiu que a produção fosse tocada com mais pessoas do território. “A importância do programa está em envolver todos os atores da Amazônia para falar do tema e conscientizar, principalmente os povos tradicionais, que coisas que eles fazem pode ser bioeconomia, disse. 

De acordo com Sérgio, uma nova temporada está sendo pensada para o programa, com episódios dedicados para produtos da floresta, como o açaí, o cacau e a andiroba.

Ouça todos os episódios aqui.