Prêmio Empreendedor Social 2022 reconhece projetos inovadores na área ambiental

Montagem: Folha de S. Paulo

A 18ª edição do Prêmio Empreendedor Social 2022, realizado pela Folha de S. Paulo e pela Fundação Schwab, uma das comunidades irmãs do Fórum Econômico Mundial, reconheceu quatro vencedores nas categorias Direitos Humanos, Inovação em Meio Ambiente, Destaques na Pandemia e Soluções Comunitárias. O anúncio foi feito em uma cerimônia em São Paulo, no dia 19 de setembro, no Teatro Porto Seguro. Thais Ferraz, diretora executiva do Arapyaú, esteve na celebração representando o Instituto.

Os vencedores do principal concurso de empreendedorismo socioambiental da América Latina foram escolhidos por um júri composto por oito nomes do mundo empresarial, acadêmico e do ecossistema de impacto social no país e no mundo. A banca priorizou soluções inovadoras de combate ao aumento da desigualdade e às ameaças ao meio ambiente e aos direitos humanos. 

Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha, destacou o papel dos empreendedores sociais na retomada pós-pandemia e a relevância das causas que chegaram à final este ano. “Em sintonia com os grandes temas em debate na sociedade brasileira, o prêmio 2022 dá visibilidade para iniciativas que atuam em biomas ameaçados, como Amazônia e Pantanal e também para organizações que se destacam na promoção da cidadania, inclusão social e igualdade racial”, disse.

Na categoria Inovação em Meio Ambiente, o vencedor foi o ambientalista Mariano Cenamo, fundador do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam). “O Brasil precisa abraçar a floresta, que é nossa. Que a gente possa dizer que o Brasil é uma superpotência com menos mortes, menos destruição”, disse. 

O Idesam atua, principalmente, no investimento em negócios e soluções criativas que promovam impacto positivo ambiental e para os povos mais vulneráveis da floresta. A ONG também promove desenvolvimento socioeconômico por meio de iniciativas como a Amaz, maior aceleradora de impacto no norte do país, com fundo de R$ 25 milhões.

Foram finalistas do prêmio Tasso Azevedo, coordenador geral do MapBiomas, rede colaborativa apoiada pelo Instituto Arapyaú, e Leonardo Gomes (SOS Pantanal) e Mônica Guimarães (Documenta), que viabilizaram em colaboração as Brigadas Pantaneiras — projeto que oferece apoio à estruturação de brigadas novas ou já existentes, gerenciadas por organizações de diferentes perfis e regiões do Pantanal.

A rede MapBiomas é formada por universidades, ONGs e empresas de tecnologia e se dedica a mapear as transformações na cobertura e uso da terra no território brasileiro. Em abril de 2022, também foi reconhecida por um prêmio de inovação social, dessa vez internacional: Skoll Awards for Social Entrepreneurship, conhecido popularmente como o “Oscar” do terceiro setor. A Fundação Skoll, mobilizadora do prêmio, é uma instituição de apoio, fomento e financiamento do empreendedorismo e inovação social, criada em 1999 pelo bilionário Jeffrey Stuart Skoll.