O Instituto Arapyaú recebeu, entre os dias 21 e 25 de outubro, um grupo de organizações de filantropia dedicadas à mitigação das mudanças climáticas. O objetivo do encontro foi debater temas estratégicos da agenda de clima e natureza, como justiça climática, conservação das florestas e a necessidade de transição nos sistemas alimentares. “Foi uma oportunidade de apresentar os projetos que o Arapyaú vem apoiando há mais de 15 anos na Mata Atlântica, no sul da Bahia. Tivemos a chance de levar um grupo de 10 organizações internacionais para visitar projetos locais e conhecer iniciativas na agenda de bioeconomia, sobretudo na cadeia do cacau”, conta Renata Piazzon, diretora-geral do Arapyaú.
Segundo ela, a reunião tratou de agendas tradicionalmente prioritárias, como energia e descarbonização, mas foram incluídos temas menos comuns nos debates, como florestas e uso da terra. “De modo geral, os diálogos foram guiados por uma perspectiva sistêmica, pelo esforço de reconhecer as diversas conexões entre as agendas, especificamente entre as ações para conter a mudança climática e as voltadas para a conservação da natureza. Com o fenômeno do overshooting [quando a temperatura da Terra ultrapassa um determinado limite por algum tempo e, depois, retorna a ele], o nexo entre esses dois pólos tornou-se mais evidente, algo que não era tão claro até pouco tempo atrás”, diz Renata.
O encontro evidenciou o interesse das filantropias internacionais em aprofundar o entendimento sobre o contexto brasileiro e as oportunidades de apoiar iniciativas no país. De acordo com Renata, está claro que o Brasil tem o potencial de se tornar um hub de soluções para uma economia net zero, que conserve a natureza e promova um desenvolvimento justo para todos. O principal desafio é, como sempre, a urgência de ação.
“Será necessário um grande esforço de coordenação e investimentos significativos para assegurar que as transformações sejam realizadas com a intensidade e dentro do prazo exigido. Não há tempo a perder, e a palavra de ordem agora é implementação”, conclui.
Lançamento do Relatório de Atividades 2024 do Instituto Arapyaú. Crédito: Divulgação Em um mundo que…
Exibição do mini-documentário “Tons da Amazônia” no Sesc Ver-o-Peso, em Belém (PA). Crédito: Divulgação “Amazônia…
II Fórum de Finanças Climáticas e de Natureza. Crédito: Divulgação Debater modelos financeiros e políticas…
Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…
Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…
Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…