A plataforma CoronaCidades lançou mais uma ferramenta em apoio aos gestores públicos para o gerenciamento da crise do novo coronavírus, o Saúde em Ordem. Com base em bancos de dados públicos, a ferramenta cruza indicadores de segurança sanitária e contribuição econômica, identificando as fases de reabertura mais adequadas por município. Assim, governos locais e estaduais com risco baixo de colapso no sistema hospitalar podem usar as informações para realizar seu plano de retomada econômica setorial.
A ferramenta indica a ordem de retomada em fases, a começar pelos setores mais seguros e com maior contribuição econômica. A segurança sanitária mede o risco de exposição à Covid-19 dos trabalhadores de cada atividade e a contribuição econômica é a medida da massa salarial dos setores formais e informais. O Saúde em Ordem apresenta os dados econômicos de cada estado para planejamento da retomada segura de atividades econômicas, ordenadas com critérios objetivos.
A plataforma CoronaCidades foi lançada em março de 2020 pelo Instituto Arapyaú, Impulso e o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), para apoiar os gestores na pandemia. Confira como funciona em: coronacidades.org.
Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…
Instituto completou 16 anos em 2024. Crédito: Acervo. 2024 ficará marcado como o ano em…
COP 29 foi realizada no Azerbaijão; em 2025, será no Brasil. Crédito: Kamran Guliyev/UN. O…
Conferência reuniu especialistas nacionais e internacionais em Belém/PA. Crédito: IBRAM. A Conferência Internacional Amazônia e…
A bioeconomia é uma oportunidade para reduzir a dependência global dos combustíveis fósseis e para…
Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…