Seguro paramétrico para o cacau: um modelo de inovação

Seguro paramétrico para o cacau: um modelo de inovação
Foto: Ana Lee

Sob o título “Gestão de riscos, seguro rural e paisagem: caminhos para a inovação”, o artigo publicado pela organização Agroicone em parceria com o Instituto Arapyaú na edição de novembro da revista Agroanalysis traz o seguro rural paramétrico para o cacau como possibilidade de se combinar a gestão da paisagem aos serviços ecossistêmicos que ela oferta, com instrumentos de risco compartilhados. Nessa modalidade, o produtor segurado poderá ser ressarcido em caso de volume de chuvas abaixo daquele previamente estabelecido – o que poderia prejudicar a colheita de amêndoas ali produzidas e, por consequência, a comercialização do produto.

“Adicionalmente, o seguro também inovou ao financiar o pagamento à seguradora com créditos de carbono, o que leva aos cacauicultores um maior incentivo para a conservação da Mata Atlântica”, explica no artigo Ricardo Gomes, gerente do programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia, do Instituto Arapyaú. Também assinam o artigo Leila Harfuch, gerente geral da Agroicone, e Gustavo Dantas Lobo, pesquisador da área de crédito e seguro rural da Agroicone.

Com o objetivo de minimizar os impactos climáticos na lavoura ao longo da safra, a primeira emissão de apólice de seguro rural paramétrico para a cacauicultura no Brasil é fruto de uma parceria entre o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), seguradora Newe Seguros, a Wiz Corporate Partners, o Instituto Arapyaú, a Dengo Chocolates e a ZCO2/BlockC. A Agroanalysis é a publicação mensal de agronegócio e economia agrícola do Centro de Agronegócio da Fundação Getulio Vargas (FGV).