Notícias

Transição para uma economia bio-sustentável é tema de reunião na Chatham House

O presidente do Conselho do Arapyaú, Roberto Waack, participou do evento. Crédito: Shutterstock

Em encontro promovido pela Chatham House, think tank com sede em Londres voltado para a discussão das mudanças do mundo contemporâneo, especialistas e líderes de diversas áreas se uniram para debater a transição da economia industrial para uma bioeconomia sustentável. Parte de um projeto maior que tem entre os seus apoiadores o Instituto Arapyaú, o evento destacou a necessidade urgente de se  valorizar o capital natural como parte íntegra da economia global.

As discussões abordaram como as mudanças climáticas e a degradação ambiental estão impulsionando a busca por soluções baseadas na natureza e a utilização responsável dos recursos naturais. Temas como Nature Based Solutions, bioeconomia e restauração florestal estiveram na pauta, que destacou não apenas os desafios, mas também as oportunidades para inovação e crescimento econômico. “A base da mudança da Era Industrial para a Biológica, ou bio-age, é premissa de que as atividades humanas devem ser nature positive – ou seja, capazes de criar, e não destruir, capital natural. Mas como esse processo vai se dar? Quais são as principais alternativas de produtos, de tecnologias, de políticas públicas para que isso aconteça? Quais são as grandes transformações que devem ocorrer no mundo no uso de produtos derivados de combustíveis fósseis, por exemplo?”, pontua Roberto Waack, presidente do Conselho do Arapyaú, que esteve presente no encontro. “A tradição da Chatham House é analisar tendências e como essas tendências podem ser traduzidas em grandes políticas públicas e em movimentos do setor privado e financeiro.”

O relatório resultante destas discussões, que será publicado em breve, promete fornecer insights para orientar políticas públicas e práticas do setor privado em direção a um futuro mais sustentável.

Giulie Carvalho

Recent Posts

COP da Biodiversidade é marcada por entraves no financiamento para a conservação

Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…

2 semanas ago

3ª edição do FIINSA foca em nova economia para preservação e conservação da floresta

Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia, organizado por Idesam e Impact…

2 semanas ago

Renata Piazzon comenta sobre o encontro de organizações da filantropia internacional no Brasil para discutir a conexão entre clima e natureza

Renata Piazzon, diretora-geral do Instituto Arapyaú. Crédito: Cauê Ito. O Instituto Arapyaú recebeu, entre os…

2 semanas ago

Brasil dá mais um passo rumo à Política Nacional de Bioeconomia

Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PNDBio) ganhou força durante a realização do Painel Técnico-Científico…

2 semanas ago

ADR Sul da Bahia vence edital e impulsiona Política Nacional de Cuidados no Estado

Rede participou da 10ª Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Crédito:…

2 semanas ago