Uma Concertação pela Amazônia leva o olhar do Brasil a eventos internacionais

evento do Wilson Center e Concertação pela Amazônia
No topo, da esquerda para a direita, a mediadora Anya Prusa, associada sênior do Instituto do Brasil, e Tatiana Schor, secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas. Embaixo, Mauro O’ de Almeida, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará. O debate “Vendo a Floresta e as Árvores: Ambição Climática e Desenvolvimento na Amazônia Brasileira” foi realizado em 15 de abril pelo Wilson Center em parceria com a iniciativa Uma Concertação pela Amazônia.

Um dos objetivos da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia é construir visões de futuro para a região, considerando novos conceitos de desenvolvimento com valorização dos ativos ambientais e culturais. E cada vez mais essa reflexão se dá em palcos internacionais, aproveitando-se da janela de oportunidades para discussões sobre o tema. Em abril, houve pelo menos três eventos internacionais para levar o debate sobre a Amazônia ao exterior:

Brazil Conference at Harvard & MIT 2021

Evento realizado anualmente pela comunidade brasileira de estudantes em Boston (EUA) para promover o encontro com líderes e representantes da diversidade do Brasil. O objetivo é ser um espaço plural para o debate, criando ideias sobre o futuro do país e fomentando as transformações que melhorarão as vidas do maior número possível de brasileiros. A 7ª edição aconteceu entre os dias 11 e 17 de abril de 21 e o painel “Brasil: Potência da Bioeconomia” foi moderado por Inaiê Takaes Santos, do Instituto Arapyaú e co-líder do Grupo de Trabalho em Bioeconomia da Concertação pela Amazônia. Participaram como palestrantes Gustavo Montezano, Presidente do BNDES; Carlos Nobre, Engenheiro e Doutor em Meteorologia; e André Baniwa, líder indígena do povo Baniwa. Confira o evento.

Vendo a Floresta e as Árvores: Ambição Climática e Desenvolvimento na Amazônia Brasileira

O evento “Seeing the Forest and the Trees: Climate Ambition and Development in the Brazilian Amazon” foi realizado em 15 de abril em parceria entre o Wilson Center e Uma Concertação pela Amazônia. A discussão discorreu em torno do que será necessário para reduzir o desmatamento e promover caminhos de desenvolvimento equitativos e neutros em carbono na Amazônia para o benefício das populações locais e da economia brasileira. Participaram do encontro virtual Tatiana Schor, secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas, e Mauro O’ de Almeida, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, com mediação de Anya Prusa, associada sênior do Instituto do Brasil.

O Wilson Center é o principal fórum político não partidário da nação para lidar com questões globais por meio de pesquisa independente e diálogo aberto para informar ideias viáveis ​​para a comunidade política.

Confira a íntegra do evento

Artigo aborda valor da diversidade para a economia

O artigo The Value of Diversity for the Bioeconomy (O Valor da Diversidade para a Bioeconomia), produzido pelo GT de Bioeconomia da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, foi publicado na Agenda Internacional. Com coautoria de: Roberto Waack, Renata Piazzon e Inaiê Santos, do Instituto Arapyaú, Cláudio Pádua, do Instituto Bionegócios, Marcello Brito, da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Tatiana Schor, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SEDECTI-AM), e Mariano Cenamo, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam). A publicação do material neste espaço contribui de maneira significativa para a visibilidade internacional dos estudos que estão sendo gerados no âmbito da Concertação.

Leia a versão em português ou em inglês.