Único representante da filantropia brasileira no Funders Table, Arapyaú tem participação estratégica em último encontro do ano do grupo

A segunda e última reunião de 2023 do Funders Table, grupo global que reúne as 20 maiores instituições filantrópicas do mundo dedicadas à mitigação das mudanças climáticas, ocorreu neste mês em Warth, na Suíça. A diretora-geral do Arapyaú, Renata Piazzon, esteve presente para representar o instituto como a única instituição brasileira integrante do grupo. “Nossa presença nesta comunidade de líderes é, ao mesmo tempo, um privilégio e uma responsabilidade”, pontua Renata.

O convite para compor essa “mesa” veio em 2016, como resultado do reconhecimento externo da experiência do Arapyaú no tema. Nesses encontros, são discutidos alinhamentos estratégicos, direcionamento de recursos na agenda de mudanças do clima, identificação de investimentos, parcerias e trocas de experiências. O principal papel ao qual o Arapyaú se propõe nesse grupo é o de olhar para a agenda climática garantindo que as pessoas estejam no centro da discussão.

Diferentemente de outros setores, a filantropia promove um espaço amplo para a inovação na busca por soluções, avalia Renata, o que torna grupos como o Funders Table estratégicos na agenda climática. “Sabemos que a filantropia sozinha jamais vai dar conta dos desafios do nosso tempo. Mas o fato de sermos mais ágeis e mais abertos a testar novos modelos nos torna um ator importante na articulação com a sociedade civil e os setores público e privado para o fomento de uma economia de baixo carbono”, completa.