Notícias

Webinar aborda o valor da inovação para o desenvolvimento da Amazônia Legal

Foto: Rakel Caminha

A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, em parceria com o portal Página22 e com a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), realizou, em abril, o primeiro de uma série de webinars sobre as várias Amazônias. Os encontros serão virtuais e devem acontecer ao longo de 2023. A proposta é aproximar as realidades diversas da Amazônia Legal e identificar caminhos para o desenvolvimento da região. 

O encontro inaugural do “Notas Amazônicas” abordou o valor da inovação para o desenvolvimento do território, dialogando com as grandes empresas, mas também com os pequenos e médios negócios locais. “A inovação é chave para qualquer empreendedor dar o salto tecnológico de que muitas vezes precisa para agregar mais valor ao seu produto e, consequentemente, mais riqueza local, conciliando produção com conservação e com o fortalecimento de uma economia da Amazônia”, disse Lívia Pagotto, secretária-executiva da Concertação, em sua fala de abertura. 

Participaram do evento o diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Embrapii, Fabio Stallivieri, o gerente de Mobilização Empresarial da Embrapii, José Menezes, o CEO da startup Amazonly, José Cláudio Louzada Balducci, a gerente do Departamento de Gestão do Fundo Amazônia do BNDES, Thaissa Ferreira de Sousa, e o diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam, Carlos Gabriel Koury.

Abrindo o debate, Thaissa apresentou a agenda de Bioeconomia Florestal do BNDES, que tem por intuito a preservação de florestas nativas e o desenvolvimento de cadeias produtivas mais inclusivas. Também apontou alguns dos instrumentos do banco que viabilizam a inovação e soluções que podem transformar a bioeconomia em realidade. 

Em seguida, Fabio Sallivieri e José Menezes apresentaram a Embrapii, que tem uma parceria com o BNDES na área de Bioeconomia Florestal e um contrato com o governo federal para ajudar o setor empresarial a se tornar mais inovativo. O modelo de atuação é baseado na interação das organizações com as unidades de pesquisa da Embrapii, com investimentos (em parte não reembolsáveis) que reduzem os riscos e os custos de projetos. Hoje, a Associação tem 96 unidades credenciadas em todo o território nacional e já apoiou mais de 2 mil projetos, totalizando R$ 2,8 milhões investidos. Mais da metade estão vinculados à inovação verde. 

A startup do Amapá Amazonly, produtora de alimentos sustentáveis, foi o principal case de inovação do encontro. Atualmente, ela executa um projeto em parceria com a Embrapii e com o BNDES de avaliação de diferentes processos de aproveitamento de resíduos oriundos da extração de óleos vegetais e produção de manteiga. 

Carlos Koury, do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) — importante organização da sociedade civil com vasta atuação no território —, trouxe uma perspectiva da necessidade de um ambiente amazônico propício para que o desenvolvimento aconteça. Ele defendeu que é necessário traduzir as transformações, sobretudo tecnológicas, para as realidades amazônicas e das cadeias de produção, com o objetivo de agregar valor aos produtos e amenizar os gargalos do território. A organização incuba negócios e fomenta pequenas empresas e projetos de impacto, em desafios tecnológicos e soluções inovativas. Depois das falas iniciais, os convidados responderam perguntas do público.
Assista ao “Notas Amazônicas – O valor da inovação para o desenvolvimento das Amazônias” e leia a cobertura do evento na Página22: Floresta nova em folha.

Fernanda Carpegiani

Recent Posts

Brasil reforça soluções baseadas na natureza nos debates do Fórum Econômico Mundial

Protagonismo do Brasil para liderar soluções climáticas foi destaque em Davos. Crédito: acervo. Colocar o…

3 semanas ago

Em 2025, restauração e sistemas alimentares ganham força na agenda do Arapyaú

Visão integrada ganha amplitude com a chegada da COP 30. Crédito: acervo. O Instituto Arapyaú…

3 semanas ago

Inteligência artificial pela sustentabilidade e bioeconomia na Amazônia são prioridades do grupo de fellows do Arapyaú

Para o grupo de fellows do Instituto Arapyaú, 2024 foi um ano de consolidação de…

3 semanas ago

A música que ajuda a manter as florestas e seus povos em pé

Produções mostram a ligação entre Amazônia e Mata Atlântica, dois territórios prioritários para a atuação…

3 semanas ago

Acompanhe o Arapyaú nas redes

Seja nosso seguidor e acompanhe todas as novidades; links abaixo. Crédito: divulgação. Com o objetivo…

3 semanas ago

Da Mata Atlântica à Amazônia e o lugar onde esses biomas se conectam

Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…

2 meses ago