#3pontosArapyaú: Francisco Gaetani fala sobre o papel do Estado na sociedade brasileira

Francisco Gaetani participa de 3 pontos
Foto: Reprodução / LinkedIn Arapyaú

O fellow do Instituto Arapyaú (2021-2022) e secretário extraordinário de Transformação do Estado do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Francisco Gaetani, participou da série de vídeos 3 Pontos para o LinkedIn do Instituto Arapyaú. Durante o vídeo, Gaetani compartilhou três pontos-chave sobre o livro A construção de um Estado para o século XXI, que foi co-escrito por ele mesmo, economista, e Miguel Lago, cientista político.

O primeiro ponto abordado por Gaetani foi a complexidade e a heterogeneidade do Estado brasileiro, que torna difícil a tarefa de implementar políticas públicas efetivas e bem-sucedidas. Ele argumentou que a diversidade das regiões e das realidades socioeconômicas do país exige soluções específicas e personalizadas.

Em seguida, Gaetani discutiu a necessidade de os serviços públicos atenderem melhor às demandas da sociedade. Ele apontou a importância de envolver os cidadãos no processo de formulação de políticas públicas e de ouvir suas necessidades e preocupações para garantir que os serviços oferecidos pelo Estado sejam mais eficazes e eficientes.

Por fim, falou sobre a importância da transformação digital em tempo real no contexto atual. Ele argumentou que a tecnologia tem o potencial de tornar os serviços públicos mais acessíveis, transparentes e eficientes, além de permitir uma tomada de decisão mais ágil e baseada em dados.

Com sua vasta experiência em gestão pública, Gaetani trouxe uma perspectiva crítica e construtiva para o debate sobre os desafios e oportunidades que o país enfrenta no século XXI.

Confira o vídeo na íntegra