
O Instituto Arapyaú intensifica sua atuação em pautas prioritárias para a sustentabilidade e o fortalecimento da cadeia do cacau ao integrar dois dos principais eventos do setor no segundo semestre de 2025: a ExpoCacau, que acontece de 26 a 28 de agosto em Ilhéus (BA), e o 3º Encontro Nacional do Projeto Cacau 500@ + Sustentável, previsto para os dias 24, 25 e 26 de outubro, em Itabuna (BA). Com uma agenda voltada à inovação, bioeconomia e desenvolvimento territorial, o Arapyaú contribui com reflexões estratégicas e soluções práticas para alavancar a cultura cacaueira no Brasil.
Durante a ExpoCacau 2025, os diretores programáticos do instituto Vinicius Ahmar e Ricardo Gomes participarão como painelistas do 7º Fórum Anual do Cacau, um dos eixos centrais da programação. No dia 27/08, Vinicius integra o Painel III – Cacau e Sistemas Agroflorestais: Impulsionando a bioeconomia e renovando o desenvolvimento rural, trazendo a perspectiva do Arapyaú sobre como a integração lavoura-floresta pode fortalecer a produção cacaueira com geração de valor socioambiental. No dia seguinte, 28/08, é a vez de Ricardo participar do Painel V – Plantando o Futuro: Oportunidades para o cacau brasileiro no cenário mundial, discutindo o posicionamento estratégico do país em mercados globais sustentáveis.
A ExpoCacau reúnirá produtores, empresas, pesquisadores, técnicos e instituições em torno de uma programação diversificada que inclui feira de negócios, oficinas, visitas técnicas e debates sobre inovação, sustentabilidade e competitividade. O evento é uma iniciativa do CocoaAction Brasil e está alinhado ao Plano Inova Cacau 2030, que propõe um novo ciclo de transformação para a cadeia produtiva.
Vinicius e Ricardo também estão confirmados como palestrantes em outubro, no 3º Encontro Nacional do Projeto Cacau 500@ + Sustentável, evento que tem se consolidado como referência técnica e de mobilização para a produção cacaueira de alta performance e com foco em sustentabilidade. Com palestras, cursos especializados e a Feira Nacional do Agronegócio Cacau e Agricultura Familiar, o encontro promove o intercâmbio de conhecimentos e práticas entre produtores, pesquisadores, empresas e gestores públicos.
Confira a programação da Expocacau aqui.