
A Coalizão Brasil entregou ao governo 6 propostas de ações para deter o desmatamento na Amazônia de forma rápida e permanente. A iniciativa foi tema de reportagem no Jornal Nacional. Assista.
O grupo é formado por mais de 200 entidades, dentre elas organizações ambientalistas, empresários do agronegócio, setor financeiro e cientistas que se uniram para formular o conjunto de ações enviadas ao Governo Federal. Entre os pontos está o pedido para intensificar a fiscalização e a suspensão dos registros no SICAR de áreas ocupadas ilegalmente em terras indígenas e florestas públicas. Leia o documento na íntegra.
“As medidas visam a estancar a destruição do meio ambiente e os prejuízos ao Brasil e à imagem do país lá fora”, destaca a reportagem. Já sabemos que não existem ganhos com o desmatamento, apenas perdas!
Ações para a queda rápida do desmatamento:
- Retomada e intensificação da fiscalização, com rápida e exemplar responsabilização pelos ilícitos ambientais identificados;
- Suspensão dos registros do Cadastro Ambiental Rural (CAR) que incidem sobre florestas públicas e responsabilização por eventuais desmatamentos ilegais;
- Destinação de 10 milhões de hectares à proteção e uso sustentável;
- Concessão de financiamentos sob critérios socioambientais;
- Total transparência e eficiência às autorizações de supressão da vegetação;
- Suspensão de todos os processos de regularização fundiária de imóveis com desmatamento após julho de 2008.