Una e Uruçuca seguem no compromisso com a educação pública. Na retomada das atividades presenciais, ainda em modelo híbrido, as redes públicas de ensino dos municípios do sul da Bahia vêm buscando reintegrar a comunidade à escola, já que o prolongamento da pandemia afastou estudantes, famílias e educadores do convívio no espaço escolar.
As chamadas Tertúlias Dialógicas virtuais – palestras literárias que promovem o diálogo –, por exemplo, continuam sendo realizadas e fazem parte do plano de formação dos educadores dos municípios do Território Litoral Sul, incluindo Una e Uruçuca. A partir disso, os educadores das duas redes puderam interagir e realizar, como resultado, tertúlias literárias virtuais com professores, estudantes, familiares e comunidade escolar, proporcionando aproximação e acolhimento.
Além dessa iniciativa, o momento de retomada permitiu novas ações, como a promoção de um espaço de interação e troca de boas práticas entre gestores escolares com o objetivo de potencializar as lideranças. Além disso, as redes passaram a realizar oficinas literárias com estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental, com foco no engajamento e na manutenção do vínculo.
Todas as ações fazem parte do projeto Compromisso com a Educação Pública, realizado pelos municípios com o apoio do Arapyaú e parceria técnica com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa na formação territorial dos educadores.
“As ações deste projeto têm evidenciado a importância de manter viva a missão e a qualidade da escola através de um processo de formação continuada, de forma remota, das/os profissionais da educação e assim fortalecer a garantia, mesmo nesse período, do desejo e direito de aprender de educadoras/es e alunas/os”, afirma Ana Cristina Falcão, coordenadora pedagógica do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa.
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