ADR debate desenvolvimento econômico no Fórum Empresarial da Bahia

Foto: Ana Lee

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia levou ao 9° Fórum Empresarial da Bahia, realizado em Itabuna no dia 13 de dezembro, o debate sobre o desenvolvimento e o potencial econômico da região. O objetivo foi potencializar a atuação do empresariado local na construção de uma sociedade ética, competitiva e sustentável. O empresário e ambientalista Ricardo Young proferiu a palestra magna na abertura do evento.

Representada pela sua Secretária Executiva Mariana Sales, a ADR compôs o painel Governança e Investimentos para o Desenvolvimento do Sul da Bahia, ao lado do CEO da GNLink, Marcelo Rodrigues, do CEO da Petrobahia, Thiago Andrade e do diretor da Bahiagás, Elismar Correia. “Tivemos um momento de diálogo e discussões para incentivar a construção coletiva e colaborativa de iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável de longo prazo tão merecido pela nossa região”, pontuou Mariana.

Da esquerda para direita: Ricardo Gomes, gerente de Desenvolvimento Territorial do Instituto Arapyaú e presidente da ADR; Mariana Sales, secretária executiva da ADR; José Raimundo Araújo, Presidente do Fórum Empresarial da Bahia; Ricardo Young, empresário e ambientalista. Foto: Ana Lee

Em parceria, as distribuidoras de combustíveis Petrobahia e GNLink se preparam para implantar em Itabuna a primeira unidade no Nordeste de liquefação e compressão de gás natural (GN) oriundo de gasoduto. Dado esse grande investimento chegando à região, o painel discutiu o tema da interiorização do gás natural no estado da Bahia e a responsabilidade do território em pensar um desenvolvimento que considere todas as dimensões de impacto.

Além de promover networking entre empresas, esta edição do Fórum Empresarial da Bahia abordou a reabertura do aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho em Itabuna, o protagonismo feminino e os eventos climáticos extremos, especialmente acerca da crise hídrica que afeta algumas cidades do sul da Bahia.

“Foi um momento de debater assuntos contemporâneos, principalmente considerando aspectos da sustentabilidade, da inclusão produtiva e da cooperação, para que a gente possa elevar a região a um patamar de excelência quando se fala em desenvolvimento econômico sustentável”, avaliou Ricardo Gomes, gerente de Desenvolvimento Territorial do Instituto Arapyaú e presidente da ADR Sul da Bahia.