Notícias

Agência de Desenvolvimento Regional apresenta plano de ação até o fim do ano

A cidade de Ilhéus faz parte dos municípios da costa do cacau, que participam do programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia.

O novo secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Miguel Calmon, realizou a sua primeira reunião com o Conselho Consultivo, em agosto, para apresentar a proposta de ações e cronograma das primeiras entregas até o fim de 2020. O Conselho é formado por 16 lideranças dos seis municípios do sul da Bahia – composto por Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Una e Uruçuca -, que representam a sociedade civil, universidades, poder público e empresários. Esse perfil multidisciplinar e participativo foi desenhado desde o início da criação da ADR, enfatizando uma estruturação de forma apartidária, sem fins lucrativos e plural. 

O Instituto Arapyaú participou da criação e estruturação da ADR, no contexto do programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia, que há mais de dez anos atua regionalmente para contribuir com o fortalecimento de áreas socioeconômicas essenciais para uma sociedade mais justa e igualitária.

A ADR nasceu, desta forma, com o objetivo de mobilizar lideranças para a criação, formulação e implementação de um programa de desenvolvimento do Sul da Bahia, e criar mecanismos de sustentação de suas ações. Neste modelo de governança composto por secretaria e conselho, o secretário executivo Miguel Calmon busca, agora, a estruturação de projetos para a região em diálogo constante com os conselheiros para legitimar o processo.

Foi muito motivador participar da primeira reunião do Conselho Consultivo da ADR Sul da Bahia Global. Além da oportunidade de me aproximar e conhecer melhor os conselheiros e compromisso dos mesmos com a agência, foi um momento muito importante para partilhar o que pretendo fazer até o final de 2020 e receber sugestões e diretrizes dos mesmos. Não tenho dúvida que a construção de um planejamento estratégico e plano de ação nos próximos meses, com o apoio do conselho, será um passo fundamental para mostrar o valor que a ADR pode trazer para o desenvolvimento da região”, disse Calmon.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Brasil reforça soluções baseadas na natureza nos debates do Fórum Econômico Mundial

Protagonismo do Brasil para liderar soluções climáticas foi destaque em Davos. Crédito: acervo. Colocar o…

3 semanas ago

Em 2025, restauração e sistemas alimentares ganham força na agenda do Arapyaú

Visão integrada ganha amplitude com a chegada da COP 30. Crédito: acervo. O Instituto Arapyaú…

3 semanas ago

Inteligência artificial pela sustentabilidade e bioeconomia na Amazônia são prioridades do grupo de fellows do Arapyaú

Para o grupo de fellows do Instituto Arapyaú, 2024 foi um ano de consolidação de…

3 semanas ago

A música que ajuda a manter as florestas e seus povos em pé

Produções mostram a ligação entre Amazônia e Mata Atlântica, dois territórios prioritários para a atuação…

3 semanas ago

Acompanhe o Arapyaú nas redes

Seja nosso seguidor e acompanhe todas as novidades; links abaixo. Crédito: divulgação. Com o objetivo…

3 semanas ago

Da Mata Atlântica à Amazônia e o lugar onde esses biomas se conectam

Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…

2 meses ago