Notícias

Agência de Desenvolvimento Regional apresenta plano de ação até o fim do ano

A cidade de Ilhéus faz parte dos municípios da costa do cacau, que participam do programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia.

O novo secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Miguel Calmon, realizou a sua primeira reunião com o Conselho Consultivo, em agosto, para apresentar a proposta de ações e cronograma das primeiras entregas até o fim de 2020. O Conselho é formado por 16 lideranças dos seis municípios do sul da Bahia – composto por Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Una e Uruçuca -, que representam a sociedade civil, universidades, poder público e empresários. Esse perfil multidisciplinar e participativo foi desenhado desde o início da criação da ADR, enfatizando uma estruturação de forma apartidária, sem fins lucrativos e plural. 

O Instituto Arapyaú participou da criação e estruturação da ADR, no contexto do programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia, que há mais de dez anos atua regionalmente para contribuir com o fortalecimento de áreas socioeconômicas essenciais para uma sociedade mais justa e igualitária.

A ADR nasceu, desta forma, com o objetivo de mobilizar lideranças para a criação, formulação e implementação de um programa de desenvolvimento do Sul da Bahia, e criar mecanismos de sustentação de suas ações. Neste modelo de governança composto por secretaria e conselho, o secretário executivo Miguel Calmon busca, agora, a estruturação de projetos para a região em diálogo constante com os conselheiros para legitimar o processo.

Foi muito motivador participar da primeira reunião do Conselho Consultivo da ADR Sul da Bahia Global. Além da oportunidade de me aproximar e conhecer melhor os conselheiros e compromisso dos mesmos com a agência, foi um momento muito importante para partilhar o que pretendo fazer até o final de 2020 e receber sugestões e diretrizes dos mesmos. Não tenho dúvida que a construção de um planejamento estratégico e plano de ação nos próximos meses, com o apoio do conselho, será um passo fundamental para mostrar o valor que a ADR pode trazer para o desenvolvimento da região”, disse Calmon.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Da Mata Atlântica à Amazônia e o lugar onde esses biomas se conectam

Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…

1 semana ago

Arapyaú se consolida na agenda climática da filantropia global em 2024

Instituto completou 16 anos em 2024. Crédito: Acervo. 2024 ficará marcado como o ano em…

1 semana ago

O balanço da COP29 e o caminho até Belém

COP 29 foi realizada no Azerbaijão; em 2025, será no Brasil. Crédito: Kamran Guliyev/UN. O…

1 semana ago

Líderes de diferentes setores debatem futuro e desenvolvimento da Amazônia em Conferência sobre Novas Economias

Conferência reuniu especialistas nacionais e internacionais em Belém/PA. Crédito: IBRAM. A Conferência Internacional Amazônia e…

1 semana ago

Como a colaboração na bioeconomia é fundamental nas ações pelo clima

A bioeconomia é uma oportunidade para reduzir a dependência global dos combustíveis fósseis e para…

1 semana ago

COP da Biodiversidade é marcada por entraves no financiamento para a conservação

Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…

1 mês ago