Notícias

Agência de Desenvolvimento Regional apresenta plano de ação até o fim do ano

A cidade de Ilhéus faz parte dos municípios da costa do cacau, que participam do programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia.

O novo secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Miguel Calmon, realizou a sua primeira reunião com o Conselho Consultivo, em agosto, para apresentar a proposta de ações e cronograma das primeiras entregas até o fim de 2020. O Conselho é formado por 16 lideranças dos seis municípios do sul da Bahia – composto por Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Una e Uruçuca -, que representam a sociedade civil, universidades, poder público e empresários. Esse perfil multidisciplinar e participativo foi desenhado desde o início da criação da ADR, enfatizando uma estruturação de forma apartidária, sem fins lucrativos e plural. 

O Instituto Arapyaú participou da criação e estruturação da ADR, no contexto do programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia, que há mais de dez anos atua regionalmente para contribuir com o fortalecimento de áreas socioeconômicas essenciais para uma sociedade mais justa e igualitária.

A ADR nasceu, desta forma, com o objetivo de mobilizar lideranças para a criação, formulação e implementação de um programa de desenvolvimento do Sul da Bahia, e criar mecanismos de sustentação de suas ações. Neste modelo de governança composto por secretaria e conselho, o secretário executivo Miguel Calmon busca, agora, a estruturação de projetos para a região em diálogo constante com os conselheiros para legitimar o processo.

Foi muito motivador participar da primeira reunião do Conselho Consultivo da ADR Sul da Bahia Global. Além da oportunidade de me aproximar e conhecer melhor os conselheiros e compromisso dos mesmos com a agência, foi um momento muito importante para partilhar o que pretendo fazer até o final de 2020 e receber sugestões e diretrizes dos mesmos. Não tenho dúvida que a construção de um planejamento estratégico e plano de ação nos próximos meses, com o apoio do conselho, será um passo fundamental para mostrar o valor que a ADR pode trazer para o desenvolvimento da região”, disse Calmon.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

COP da Biodiversidade é marcada por entraves no financiamento para a conservação

Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…

2 semanas ago

3ª edição do FIINSA foca em nova economia para preservação e conservação da floresta

Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia, organizado por Idesam e Impact…

2 semanas ago

Renata Piazzon comenta sobre o encontro de organizações da filantropia internacional no Brasil para discutir a conexão entre clima e natureza

Renata Piazzon, diretora-geral do Instituto Arapyaú. Crédito: Cauê Ito. O Instituto Arapyaú recebeu, entre os…

2 semanas ago

Brasil dá mais um passo rumo à Política Nacional de Bioeconomia

Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PNDBio) ganhou força durante a realização do Painel Técnico-Científico…

2 semanas ago

ADR Sul da Bahia vence edital e impulsiona Política Nacional de Cuidados no Estado

Rede participou da 10ª Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Crédito:…

2 semanas ago