Amazônia perdeu um Chile de cobertura vegetal em 36 anos, mostra estudo inédito do MapBiomas

Estudo do MapBiomas com dados sobre uso de solo da Amazônia
Infografia do MapBiomas mostra dados sobre uso do solo na Amazônia

A Amazônia perdeu 74,6 milhões de hectares de cobertura vegetal natural em apenas 36 anos – a área dos danos equivale ao território do Chile. No mesmo período, atividades diretamente ligadas à devastação ambiental aumentaram no bioma: a mineração cresceu 656%; infraestrutura urbana, 130%; e agricultura e pecuária, 151%. 

Os dados compõem um levantamento inédito realizado pelo MapBiomas Amazônia, divulgado no final de setembro, que usou imagens de satélite obtidas entre os anos 1985 e 2020 para produzir conhecimento sobre as mudanças e propor estratégias de conservação mais precisas. A área compreendida no estudo abrange todo o bioma amazônico, desde os Andes – onde houve a diminuição de 52% de geleiras no período –, as planícies e as transições com Cerrado e Pantanal.

O mapeamento indica que, em 2020, 15% de toda a área da Amazônia havia deixado de ser floresta e foi transformada em pastos, agricultura, cidades ou mineração. Em 1985 essa área era de 6%. Caso a tendência verificada pelo estudo se mantenha nos próximos anos, o bioma poderá alcançar o ponto de inflexão, que marca a irreversível transformação da floresta em savana, ainda nesta década – estudos sugerem que isso ocorra com a perda de 20% a 25% da cobertura vegetal. Acesse a Coleção 3.0 de Mapas Anuais de Cobertura e Uso da Terra da Amazônia.