Aplicada a Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem no sul da Bahia para identificar necessidades de alunos pós-pandemia

No final do mês de setembro, aproximadamente 5.500 alunos do ensino fundamental da rede pública dos municípios de Una e Uruçuca, sul da Bahia, responderam à Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem 2022. Aplicada por meio do Programa Compromisso com a Educação Pública, idealizado pelo Instituto Arapyaú e gerido pela Agência de Desenvolvimento Territorial (ADR) Sul da Bahia em parceria com as secretarias de educação municipais, a avaliação é um instrumento que visa diagnosticar as dificuldades e as necessidades dos alunos. 

A partir da identificação das lacunas na aprendizagem, será possível traçar um plano mais direcionado de intervenção pedagógica e formação de professores. “É muito importante pensar na recomposição e na intensificação da aprendizagem após o impacto sofrido pelos estudantes do ensino público causado pelos dois anos de escolas fechadas devido à pandemia”, destaca Manoel do Santos, consultor em Educação do Instituto Arapyaú na Bahia.

O nível de proficiência dos alunos é medido através de avaliações nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, utilizando o método da Teoria de Resposta ao Item (TRI), baseado no padrão e na coerência das respostas fornecidas em cada um dos itens de acordo com o seu nível de dificuldade, independentemente de acerto ou erro. Diferente da prova do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que compõe a nota do Ideb e é feita apenas no 5° e 9° ano do fundamental, a Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem é aplicada do 2° ao 9° ano. “Esse diagnóstico mais minucioso é imprescindível para elaborarmos ações em prol da melhoria da qualidade da educação pública nesses locais”, resume Manoel.Mais recente no Programa, o município de Gandu receberá a avaliação entre os dias 17 e 20 de outubro, quando serão avaliados 4.785 estudantes da rede pública. Os resultados são conhecidos cerca de 30 dias após a aplicação das provas.