Una e Uruçuca avançam no Ideb e podem ter acesso a mais recursos em 2023

Una e Uruçuca avançam no Ideb e podem ter acesso a mais recursos em 2023
Foto: Mariana Cabral

Os municípios de Una e Uruçuca, no sul da Bahia, registraram aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado neste mês de setembro pelo Ministério da Educação (MEC). O indicador geral dos anos iniciais do ensino fundamental avançou em 0,6% em Uruçuca e 0,2% em Una em relação à última avaliação, em 2019. Já nos anos finais do fundamental, Uruçuca passou de uma pontuação 2,9 para 4,2 (avanço de 34%), enquanto Una obteve nota 4,3 nesta avaliação mais recente, sem dados de comparação com 2019 porque fortes chuvas impediram a realização da prova na cidade naquele ano.

Com a implementação do VAAR (Valor Aluno/Ano por Resultado), as redes de ensino que melhoraram o seu Ideb em 2022 podem garantir mais recursos para os municípios a partir do ano que vem. O VAAR é uma complementação da União ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) repassada aos municípios. Eles têm até o próximo dia 9 de outubro para apresentarem ao MEC o cumprimento das condições para solicitação dos recursos. “É muito importante garantir que cidades com maior vulnerabilidade social, assim como Una, Uruçuca – e que se esforçaram bastante para melhorar seus resultados – possam avançar cada vez mais”, destaca Cleuza Repulho, consultora em Educação do Instituto Arapyaú.

Este foi um ano atípico, em função do fechamento de escolas por causa da pandemia da covid-19. “Não dá pra comemorar dois anos de escolas fechadas. Mas conseguir manter o vínculo com esses meninos e meninas e combater a evasão foi uma grande conquista nesse período. O vínculo foi cuidado graças ao esforço e às orientações do Icep (Instituto Chapada de Educação e Pesquisa) sobre estratégias, como as aulas pelo rádio, quando as crianças podiam ouvir a voz da professora. Era emocionante”, relata Cleuza.

Inovações no uso dos recursos também fizeram a diferença: com a verba da merenda escolar, por exemplo, as prefeituras dos dois municípios conseguiram enviar cestas básicas para as famílias. “Houve situações em que o motoboy que fazia a entrega dos alimentos na zona rural levava junto as folhas de atividades escolares para as crianças”, detalha Cleuza. 

Com as escolas fechadas, era esperado uma queda geral no desempenho nas provas, sobretudo dos alunos dos primeiros anos do fundamental – particularmente mais sensíveis às dificuldades do ensino a distância. Diante dos desafios impostos pela pandemia, incluindo a falta de acesso à internet, Una e Uruçuca registraram diminuição nas notas deste grupo. Esse resultado também ocorreu em municípios maiores, como Ilhéus e Itabuna.

Já o desempenho dos alunos dos anos finais do ensino fundamental surpreendeu em Uruçuca. Enquanto cidades vizinhas apresentaram quedas ou manutenção da média das notas nos exames de proficiência, o município registrou melhoras significativas. Na prova de Língua Portuguesa, o avanço da nota, em relação a 2019, foi de mais de 20 pontos. “Esse resultado foi um presente pra todo mundo. Foi um reconhecimento pelo esforço das famílias nos dois anos de pandemia, pelo esforço dos professores em manter uma educação a distância apesar de toda a dificuldade. E foi também um reconhecimento para um governo que acreditou que esses meninos e meninas podiam fazer”, celebra a consultora.

Compromisso com a Educação Pública

Una e Uruçuca são atendidos desde 2018 pelo Programa Compromisso com a Educação Pública, criado pelo Instituto Arapyaú e aplicado com o apoio técnico do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep) nos níveis da educação infantil e anos iniciais e finais do ensino fundamental. Com o intuito de melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática, além de combater a evasão escolar, o programa oferece formações focadas no aprimoramento das práticas pedagógicas e suporte técnico em gestão educacional para as equipes da Secretaria de Educação, gestores escolares e professores.

A importância do Programa é destacada por Rogério Borges, secretário de Educação de Una. “As formações e consultorias foram imprescindíveis e tiveram um impacto direto nos resultados obtidos, pois nortearam as nossas ações em um momento muito sensível, nos permitindo superar o clima de medo, incerteza e insegurança provocados pela pandemia”, afirma o secretário. “Foi uma demonstração de que, mesmo diante daquele cenário, seria possível garantir o direito dos nossos alunos de maneira segura, por meio da implementação de técnicas adequadas para aquele momento, como, por exemplo, as aulas remotas, entrega e retirada de atividades pedagógicas nas residência dos alunos que moram em locais de difícil acesso ou que não tinham acesso à internet”.

No último relatório anual do Arapyaú, a professora de matemática Airam de Farias Rocha, da rede pública de Uruçuca, comentou os impactos que as ações do Compromisso com a Educação Pública tiveram para ela. Depois das formações para o ano letivo de 2021, ela começou a utilizar questões socialmente vivas do cotidiano dos estudantes como possibilidade para organizar e integrar os conteúdos. “São ferramentas que eu não utilizava no presencial, ou porque eu não conhecia, ou porque não julgava que fossem necessárias. Precisei me reinventar e tive ajuda para isso”, afirmou. “Não sou a mesma professora de dois anos atrás. Hoje eu me considero uma professora muito melhor”.

O Programa Compromisso com a Educação Pública está sendo ampliado e passa a atender também o município de Gandu, a pouco mais de 100 quilômetros de Uruçuca. Confira aqui.