Arapyaú assina Compromisso Internacional da Filantropia sobre as Mudanças Climáticas

Arapyaú assina Compromisso Internacional da Filantropia sobre as Mudanças Climáticas Philanthropy For Climate

O Instituto Arapyaú foi a primeira organização brasileira a assinar o Compromisso Internacional da Filantropia sobre as Mudanças Climáticas, documento idealizado pela F20 e pela Wings, redes que congregam organizações filantrópicas de todo o mundo. O anúncio foi feito na COP26, durante o evento “Philanthropy For Climate: How can philanthropy galvanise local action for global impact? ”, com a participação de Izabella Teixeira, fellow do Instituto Arapyaú e ex-ministra do Meio Ambiente.

Na carta – assinada por 350 organizações em todo o mundo – os signatários se comprometem com a alocação de recursos para as mudanças climáticas e com a integração do tema a outras agendas. As instituições também se propõem a minimizar o impacto de suas operações, a incentivar que outros atores atuem da mesma forma, e a manter transparência sobre as ações realizadas. 

Batizada de #PhilanthropyForClimate, a iniciativa assume que a filantropia tem responsabilidade especial no enfrentamento ao desafio climático, já que detém recursos para o bem comum e pode usar seus ativos, independência e influência nessa empreitada. A carta também traz o entendimento de que países, comunidades e organizações têm recursos financeiros e responsabilidades diferentes sobre as emissões, por isso as ações que podem ser realizadas e os recursos implicados variam conforme signatários e países. O ponto em comum entre todas as organizações que assinaram a carta é o compromisso público de agir.