Arapyaú e Samaritano apoiam Vetor Brasil e Impulso em ação em quatro estados

Arapyaú e Samaritano apoiam Vetor Brasil e Impulso em ação em quatro estados
Centro Covid19 do Hospital Universitário de Macapá, referência no tratamento da doença. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os estados de Alagoas, Amapá, Ceará e Maranhão foram selecionados para participar do projeto Vetores impulsionando governos, iniciativa das organizações Vetor Brasil e Impulso, com financiamento e parceria do Instituto Arapyaú e da Associação Samaritano. Durante seis meses, os gestores desses estados receberão apoio e consultoria para fortalecer sua gestão da crise do novo coronavírus, criar inteligência em uso de dados e implementar estratégias. Os estados foram selecionados em função das situações similares em relação ao momento da crise de saúde e por possuírem altas taxas de mortalidade.

Em cada localidade será alocado um consultor em tempo integral, responsável por realizar diagnóstico, articulação e planos de ação de resposta à crise em nível estadual e municipal. Os consultores serão acompanhados e formados por gestores da Impulso, e usarão as ferramentas e metodologias da plataforma CoronaCidades.

Experiências similares já foram conduzidas em outros estados. “O Comitê de Dados do Rio Grande do Sul é quem informa o governador para a resposta à crise no estado, que já virou modelo para o país”, explica Leany Lemos, secretária de Planejamento do estado. “Os integrantes da Impulso fazem parte deste grupo: os dois gestores são verdadeiras joias, tecnicamente excelentes. O apoio deles tem nos ajudado na tomada de decisão”.

“Propomos uma solução que combina o conhecimento técnico baseado em evidências da Impulso com a força executora dos trainees de Gestão Pública do Vetor Brasil.”

João Abreu, cofundador da Impulso.