Os estados de Alagoas, Amapá, Ceará e Maranhão foram selecionados para participar do projeto Vetores impulsionando governos, iniciativa das organizações Vetor Brasil e Impulso, com financiamento e parceria do Instituto Arapyaú e da Associação Samaritano. Durante seis meses, os gestores desses estados receberão apoio e consultoria para fortalecer sua gestão da crise do novo coronavírus, criar inteligência em uso de dados e implementar estratégias. Os estados foram selecionados em função das situações similares em relação ao momento da crise de saúde e por possuírem altas taxas de mortalidade.
Em cada localidade será alocado um consultor em tempo integral, responsável por realizar diagnóstico, articulação e planos de ação de resposta à crise em nível estadual e municipal. Os consultores serão acompanhados e formados por gestores da Impulso, e usarão as ferramentas e metodologias da plataforma CoronaCidades.
Experiências similares já foram conduzidas em outros estados. “O Comitê de Dados do Rio Grande do Sul é quem informa o governador para a resposta à crise no estado, que já virou modelo para o país”, explica Leany Lemos, secretária de Planejamento do estado. “Os integrantes da Impulso fazem parte deste grupo: os dois gestores são verdadeiras joias, tecnicamente excelentes. O apoio deles tem nos ajudado na tomada de decisão”.
“Propomos uma solução que combina o conhecimento técnico baseado em evidências da Impulso com a força executora dos trainees de Gestão Pública do Vetor Brasil.”
João Abreu, cofundador da Impulso.
Lançamento do Relatório de Atividades 2024 do Instituto Arapyaú. Crédito: Divulgação Em um mundo que…
Exibição do mini-documentário “Tons da Amazônia” no Sesc Ver-o-Peso, em Belém (PA). Crédito: Divulgação “Amazônia…
II Fórum de Finanças Climáticas e de Natureza. Crédito: Divulgação Debater modelos financeiros e políticas…
Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…
Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…
Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…