Arapyaú organiza dois webinars para Semana de Avaliação gLocal, do Clear

Entre agosto e outubro de 2019, o Arapyaú realizou, junto à COMEA Avaliações Relevantes, uma avaliação qualitativa com a Tabôa, ONG parceira do programa Desenvolvimento Territorial no Sul da Bahia, no distrito de Serra Grande, em Uruçuca (BA). O trabalho gerou a publicação Tabôa: Avaliação Externa de Resultados, que analisa a relevância dos resultados obtidos pela instituição junto à comunidade.

Esse tema, sob as perspectivas do investidor, do avaliador e da organização avaliada, pautou o webinar que organizamos nesta quarta-feira, 3/6, para a Semana de Avaliação gLocal, do Clear – centro de avaliação mundial, hospedado no Brasil na FGV. Participaram do evento online Thais Ferraz, gerente de planejamento, gestão de projetos e comunicação do Instituto Arapyaú, Débora Passos, analista de projetos e planejamento no Instituto Arapyaú, Gabriela Pluciennik, avaliadora externa, e Roberto Vilela, diretor executivo da Tabôa Fortalecimento Comunitário.

Em um rico debate foram expostos os diversos pontos de vista sobre a avaliação de resultados que foi solicitada pelo instituto financiador, executada por um avaliador externo, e recebida pela organização avaliada e seus beneficiários. Para além da metodologia utilizada, discutir os desafios de convencimento e mobilização, as dificuldades atreladas ao desenvolvimento e condução da avaliação, e o reporte de resultados de modo que atendessem os diversos interesses, propósitos e públicos foram os destaques do evento e grandes fontes de aprendizado.

Assista à gravação do webinar no vídeo abaixo:

CoronaCidades: monitoramento formativo e informativo para o combate da covid-19

Na quinta-feira, 4/6, foi a vez do programa Cidades e Territórios organizar um webinar no gLocal sobre a plataforma CoronaCidades, uma parceria com Impulso e IEPS, para apresentar suas ferramentas de apoio à gestão pública municipal, que já tiveram cerca de 70 mil acessos e 260 atendimentos diretos a cidades e estados. A iniciativa lançou, ainda, um novo instrumento de auxílio a gestores locais no final de maio: o Farol Covid.

Participaram do webinar Marcelo Cabral, gerente executivo do Programa de Cidades e Territórios do Instituto Arapyaú, Isabel Opice, cofundadora e diretora da Impulso, Arthur Aguillar, pesquisador de Políticas Públicas do IEPS, e Vinicius Ahmar, analista de planejamento estratégico do Arapyaú, como moderador.

Assista à gravação do webinar no vídeo abaixo: