Entre agosto e outubro de 2019, o Arapyaú realizou, junto à COMEA Avaliações Relevantes, uma avaliação qualitativa com a Tabôa, ONG parceira do programa Desenvolvimento Territorial no Sul da Bahia, no distrito de Serra Grande, em Uruçuca (BA). O trabalho gerou a publicação Tabôa: Avaliação Externa de Resultados, que analisa a relevância dos resultados obtidos pela instituição junto à comunidade.
Esse tema, sob as perspectivas do investidor, do avaliador e da organização avaliada, pautou o webinar que organizamos nesta quarta-feira, 3/6, para a Semana de Avaliação gLocal, do Clear – centro de avaliação mundial, hospedado no Brasil na FGV. Participaram do evento online Thais Ferraz, gerente de planejamento, gestão de projetos e comunicação do Instituto Arapyaú, Débora Passos, analista de projetos e planejamento no Instituto Arapyaú, Gabriela Pluciennik, avaliadora externa, e Roberto Vilela, diretor executivo da Tabôa Fortalecimento Comunitário.
Em um rico debate foram expostos os diversos pontos de vista sobre a avaliação de resultados que foi solicitada pelo instituto financiador, executada por um avaliador externo, e recebida pela organização avaliada e seus beneficiários. Para além da metodologia utilizada, discutir os desafios de convencimento e mobilização, as dificuldades atreladas ao desenvolvimento e condução da avaliação, e o reporte de resultados de modo que atendessem os diversos interesses, propósitos e públicos foram os destaques do evento e grandes fontes de aprendizado.
Assista à gravação do webinar no vídeo abaixo:
Na quinta-feira, 4/6, foi a vez do programa Cidades e Territórios organizar um webinar no gLocal sobre a plataforma CoronaCidades, uma parceria com Impulso e IEPS, para apresentar suas ferramentas de apoio à gestão pública municipal, que já tiveram cerca de 70 mil acessos e 260 atendimentos diretos a cidades e estados. A iniciativa lançou, ainda, um novo instrumento de auxílio a gestores locais no final de maio: o Farol Covid.
Participaram do webinar Marcelo Cabral, gerente executivo do Programa de Cidades e Territórios do Instituto Arapyaú, Isabel Opice, cofundadora e diretora da Impulso, Arthur Aguillar, pesquisador de Políticas Públicas do IEPS, e Vinicius Ahmar, analista de planejamento estratégico do Arapyaú, como moderador.
Assista à gravação do webinar no vídeo abaixo:
Anúncio foi feito durante o Partnership Meeting 2025, um dos maiores eventos do setor de…
Iniciativa setorial foi desenvolvida para promover o cacau nacional em mercados estratégicos, como Europa e…
Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…
Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…
Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…
Pauta foi debatida por especialistas de todo o mundo durante o Wood Construction Global Meeting.…