Arena da ADR da Semana de Inovação de Ilhéus gerou debate sobre uso de dados e evidências científicas na gestão pública

Semana de Inovação de Ilhéus discute tecnologia e modernização da gestão pública municipal
Foto: Acervo ADR

O uso de dados e evidências científicas para a elaboração e acompanhamento de políticas públicas foi o assunto central da arena comandada pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia durante a Semana de Inovação de Ilhéus. Considerado o maior evento de inovação da Bahia, o encontro levou à região, entre os dias 18 e 26 de agosto, discussões e atividades sobre empreendedorismo, futurismo, gestão pública e fortalecimento das vocações econômicas do sul da Bahia.

Na Arena de Políticas Públicas e Desenvolvimento, a ADR ofereceu uma programação especial voltada para tecnologia e modernização da gestão pública municipal. Ocorreu uma palestra sobre Gestão de Políticas Públicas baseada em evidências e ainda um Encontro com Soluções Inovadoras focado nas áreas de educação, assistência social, saúde e tributos, que agrupou uma audiência abundante de gestores públicos de cidades como Uruçuca, Itabuna, Ilhéus e Ibirapitanga.

O encontro teve como objetivo conectar os municípios do litoral sul com govtechs e organizações que utilizam dados e tecnologias para a efetividade das políticas públicas. Entre os presentes, estavam Breno Coelho (Gove), Mayara Matos (ImpulsoGov), Tiago Giusti (Portábilis) e Elio Castro (Fluyd).

A ideia da ADR Sul da Bahia em promover essa arena dentro da Semana de Inovação de Ilhéus partiu da necessidade de qualificar o debate sobre essa agenda fundamental no território. “Sabendo dos desafios dos gestores em lidar com problemas complexos, discutimos como organizar as informações e evidências disponíveis para uma melhor tomada de decisão. E também como forma de melhor avaliar as ações implementadas e monitorar seus resultados”, pontuou Mariana Sales, secretária-executiva da ADR.

O uso de dados e evidências científicas para a elaboração e acompanhamento de políticas públicas foi o assunto central da arena comandada pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia durante a Semana de Inovação de Ilhéus.
Foto: Acervo ADR

Construção colaborativa

Durante o evento, aconteceu também o Workshop de construção colaborativa do Centro de Inteligência Territorial, projeto da ADR que visa sistematizar, gerir e publicizar dados e informações do sul da Bahia. O objetivo do centro é subsidiar e apoiar a tomada de decisão segura para o planejamento de políticas públicas eficazes, alavancagem e atração de investimentos e o monitoramento do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do território.

“Foi uma dinâmica ‘mão na massa’. Reunindo convidados de áreas diversas, como acadêmicos, agentes públicos, terceiro setor e representantes da sociedade civil, buscamos responder como as autoridades competentes tomam decisões, quais desafios da região queremos priorizar e com quais evidências. Além disso, a atividade nos ofereceu subsídios para entender quais são as principais demandas locais de dados e gestão da informação”, relatou Mariana.

Há um ano, ADR está à frente da gestão do Programa Compromisso com a Educação Pública, que atualmente atende aos municípios de Una, Uruçuca e Gandu, contando com o apoio técnico do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep).

Outros projetos acompanhados pela ADR que contribuem para o desenvolvimento regional são o de recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira e um estudo de caso elaborado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVces) sobre os desastres causados por extremos de chuva ocorridos recentemente no Brasil, que tem como um dos focos o município de Itabuna. A ADR é uma iniciativa fomentada pelo Instituto Arapyaú.