As Amazônias entram na sala de aula

As Amazônias entram na sala de aula
Foto: Instituto iungo

Como podemos formar jovens com espírito crítico em relação às decisões que estão sendo tomadas sobre a Amazônia? De que forma podemos apoiá-los a fazer escolhas conscientes sobre seu papel como cidadão impactado pelo território – hoje e no futuro?

A partir desse questionamento, Instituto iungo, Instituto Reúna e a iniciativa Uma Concertação pela Amazônia lançaram o programa Itinerários Amazônicos, que contou com  parceria e investimentos do BNDES, Fundo de Sustentabilidade Hydro, Instituto Arapyaú, Movimento Bem Maior e patrocínio da Vale. 

Até agora, as redes públicas de ensino de 8 dos 9 estados da Amazônia Legal já aderiram ao programa: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins. Juntos, têm mais de 54 mil professores, 1 milhão de estudantes e 3 mil escolas de Ensino Médio.

Com duas frentes complementares – materiais pedagógicos e formação continuada de professores e gestores escolares – o programa Itinerários Amazônicos visa levar, de forma aprofundada, temas que tocam a região – como mudanças climáticas, questões sociais, culturais e econômicas – de maneira articulada com a Base Nacional Comum Curricular e os currículos estaduais de Ensino Médio.  A iniciativa foi destacada pelo especialista mundial em currículo, Dr. Phill Lambert, como exemplo na área educacional para o avanço rumo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

“O programa traz para a sala de aula todas as especificidades, desafios e diferenças dessas Amazônias, que nós gostamos de chamar no plural. Além de criar uma relação mais direta dos jovens com seus próprios territórios, traz para o resto do Brasil a possibilidade de os alunos terem um conteúdo de qualidade, que quebra estereótipos e atualiza nossos imaginários”

Fernanda Rennó, secretária-executiva de Uma Concertação pela Amazônia.

“É importante que as juventudes brasileiras conheçam a Amazônia na sua complexidade, não só a dimensão ambiental, mas também as dimensões cultural, social, territorial, econômica e histórica. A gente quer muito que todos os jovens do país possam conhecer essas Amazônias e possam não só construir um conhecimento, um entendimento dessa complexidade, mas se engajar na transformação dessas relações com as pessoas, com os espaços que a gente possa construir ação, agir para poder, de fato, ter uma relação com o ambiente mais sustentável e significativo”, diz Paulo Emílio de Castro Andrade, presidente do instituto iungo.

O lançamento ocorreu em Manaus, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, e contou com transmissão ao vivo feita pelo Centro de Mídias da Educação do Amazonas (CEMEAN), por meio do canal Itinerários Amazônicos no Youtube.

Confira a gravação do evento completo.