BrazilLAB assume secretaria executiva do Fórum Inova Cidades

BrazilLAB assume Fórum Inova Cidades
Thais Ferraz, do Arapyaú, Cris Alessi, do Fórum Inova Cidades, Gilberto Perre, da FNP, e Guilherme Dominguez, do BrazilLAB, durante o evento em que a secretaria executiva do Fórum passou do Arapyaú para o BrazilLAB

No último dia 28, o Fórum Inova Cidades passou oficialmente para a gestão do BrazilLAB, hub de inovação que apoia empreendedores em soluções para o poder público. O Fórum foi criado a partir de uma parceria do Instituto Arapyaú com a Frente Nacional de Prefeitos em fevereiro de 2019, com o propósito de fomentar a inovação da gestão pública no âmbito municipal.

De lá para cá, o Fórum construiu pontes na gestão pública e contabilizou diversas conquistas, como o convite por instituições de âmbito federal para participar de espaços intersetoriais de debate e formação de parâmetros de inovação que devem influenciar as cidades nos próximos anos, como a Carta Brasileira de Cidades Inteligentes e a Câmara de Cidades 4.0. 

O Fórum também publicou o guia “Inovação em cidades: desafios institucionais e experiências bem-sucedidas” em parceria com o escritório de advocacia VMCA, e foi representado em eventos nacionais e internacionais, a exemplo do Smart City Expo World Congress Barcelona, Semana de Inovação ENAP 2019 e 2020 e o Encontro Internacional de Inovação em Governo Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP).

Depois de dois anos, com o Fórum já estabelecido como espaço de referência para a inovação na gestão pública municipal, a secretaria executiva passa do Arapyaú para o BrazilLAB, que continuará a trabalhar por parcerias que ampliem oportunidades para novas soluções que transformem a vida dos cidadãos nas cidades.

“Para o Arapyaú, a transferência da secretaria executiva do Fórum é algo natural e também um indicador de sucesso dessa iniciativa, porque temos o papel de articular ações que nascem e fomentar redes para que um dia elas ganhem autonomia, como está acontecendo com o Fórum”, afirmou Thais Ferraz, gerente executiva do Arapyaú.

São tantas pautas nacionais que afetam diretamente os municípios, que se nós, agentes municipais, não agirmos diretamente sobre elas, não conseguimos construir legislações e caminhos mais próximos de um processo social, afetando positivamente a vida das pessoas e transformando as cidades. Esse é o ponto fundamental do Fórum Inova Cidades”

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Fórum Inova Cidades

A passagem de bastão ocorreu durante a 3ª edição do BrazilLAB Talks, que teve como tema “Os Laboratórios de Inovação e sua importância para a digitalização de serviços públicos”, em que o BrazilLAB lançou o estudo Como os Laboratórios de Inovação podem impulsionar a digitalização do Governo em parceria com a Fundação Brava e o Center for Public Impact. A publicação identifica os desafios do governo do futuro, as oportunidades e cases de sucesso em governo digital no Brasil e no mundo e o papel dos laboratórios na transformação digital.

Guilherme Dominguez, diretor-executivo do BrazilLab, foi responsável pela abertura do evento. Além das apresentações de Thais e de Cris, Gilberto Perre, secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitos, também discursou sobre a parceria.

Assista ao vídeo do evento na íntegra.