Notícias

BrazilLAB assume secretaria executiva do Fórum Inova Cidades

Thais Ferraz, do Arapyaú, Cris Alessi, do Fórum Inova Cidades, Gilberto Perre, da FNP, e Guilherme Dominguez, do BrazilLAB, durante o evento em que a secretaria executiva do Fórum passou do Arapyaú para o BrazilLAB

No último dia 28, o Fórum Inova Cidades passou oficialmente para a gestão do BrazilLAB, hub de inovação que apoia empreendedores em soluções para o poder público. O Fórum foi criado a partir de uma parceria do Instituto Arapyaú com a Frente Nacional de Prefeitos em fevereiro de 2019, com o propósito de fomentar a inovação da gestão pública no âmbito municipal.

De lá para cá, o Fórum construiu pontes na gestão pública e contabilizou diversas conquistas, como o convite por instituições de âmbito federal para participar de espaços intersetoriais de debate e formação de parâmetros de inovação que devem influenciar as cidades nos próximos anos, como a Carta Brasileira de Cidades Inteligentes e a Câmara de Cidades 4.0. 

O Fórum também publicou o guia “Inovação em cidades: desafios institucionais e experiências bem-sucedidas” em parceria com o escritório de advocacia VMCA, e foi representado em eventos nacionais e internacionais, a exemplo do Smart City Expo World Congress Barcelona, Semana de Inovação ENAP 2019 e 2020 e o Encontro Internacional de Inovação em Governo Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP).

Depois de dois anos, com o Fórum já estabelecido como espaço de referência para a inovação na gestão pública municipal, a secretaria executiva passa do Arapyaú para o BrazilLAB, que continuará a trabalhar por parcerias que ampliem oportunidades para novas soluções que transformem a vida dos cidadãos nas cidades.

“Para o Arapyaú, a transferência da secretaria executiva do Fórum é algo natural e também um indicador de sucesso dessa iniciativa, porque temos o papel de articular ações que nascem e fomentar redes para que um dia elas ganhem autonomia, como está acontecendo com o Fórum”, afirmou Thais Ferraz, gerente executiva do Arapyaú.

São tantas pautas nacionais que afetam diretamente os municípios, que se nós, agentes municipais, não agirmos diretamente sobre elas, não conseguimos construir legislações e caminhos mais próximos de um processo social, afetando positivamente a vida das pessoas e transformando as cidades. Esse é o ponto fundamental do Fórum Inova Cidades”

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Fórum Inova Cidades

A passagem de bastão ocorreu durante a 3ª edição do BrazilLAB Talks, que teve como tema “Os Laboratórios de Inovação e sua importância para a digitalização de serviços públicos”, em que o BrazilLAB lançou o estudo Como os Laboratórios de Inovação podem impulsionar a digitalização do Governo em parceria com a Fundação Brava e o Center for Public Impact. A publicação identifica os desafios do governo do futuro, as oportunidades e cases de sucesso em governo digital no Brasil e no mundo e o papel dos laboratórios na transformação digital.

Guilherme Dominguez, diretor-executivo do BrazilLab, foi responsável pela abertura do evento. Além das apresentações de Thais e de Cris, Gilberto Perre, secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitos, também discursou sobre a parceria.

Assista ao vídeo do evento na íntegra.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Cacau é destaque em missão multissetorial do Brasil na África

Arapyaú e CIC integraram a comitiva que passou por Costa do Marfim e Gana, os…

3 semanas ago

Trabalho das mulheres no campo vira créditos de empoderamento

Mulheres do Assentamento Nova Vitória (Ilhéus/BA) discutem investimentos dos créditos de empoderamento feminino. Crédito: acervo.…

3 semanas ago

Brasil reforça soluções baseadas na natureza nos debates do Fórum Econômico Mundial

Protagonismo do Brasil para liderar soluções climáticas foi destaque em Davos. Crédito: acervo. Colocar o…

2 meses ago

Em 2025, restauração e sistemas alimentares ganham força na agenda do Arapyaú

Visão integrada ganha amplitude com a chegada da COP 30. Crédito: acervo. O Instituto Arapyaú…

2 meses ago

Inteligência artificial pela sustentabilidade e bioeconomia na Amazônia são prioridades do grupo de fellows do Arapyaú

Para o grupo de fellows do Instituto Arapyaú, 2024 foi um ano de consolidação de…

2 meses ago

A música que ajuda a manter as florestas e seus povos em pé

Produções mostram a ligação entre Amazônia e Mata Atlântica, dois territórios prioritários para a atuação…

2 meses ago