Câmara de Comércio da França visita produtores de cacau da Bahia

Câmara de Comércio da França visita produtores de cacau da Bahia

Uma comitiva da Câmara de Comércio da França esteve em Ilhéus, em março, para conhecer a realidade e consistência da produção de cacau de qualidade na região. A visita foi resultado de um trabalho que envolveu o Sebrae-BA, Fieb e o Consórcio Cacau Bahia Especial (CBE), que acompanhou a comitiva. Os profissionais franceses visitaram produtores locais, o Centro de Inovação do Cacau (CIC) e demonstraram interesse na produção.

“Eles ficaram entusiasmados com a organização dos produtores, a construção coletiva do Consórcio e a qualidade do cacau. Temos um diferencial importante, que é o forte compromisso socioambiental, referendado pelo selo Indicação Geográfica (IG)”, diz Ricardo Gomes, nosso gerente do programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia.

Segundo ele, a estratégia é ampliar a relação comercial com a França, mas também acessar outros mercados internacionais. Este ano, estão previstas visitas de comitivas de outros países, como dos Estados Unidos e Canadá, à cadeia do cacau.

Com isso, espera-se democratizar o acesso a esses mercados para um número cada vez maior de produtores. “Já existem produtores inseridos no mercado francês, por exemplo, mas é muito pontual. Estamos confiantes de que outras empresas se interessarão em fechar negócios com mais produtores da nossa região, inclusive os pequenos e médios”, diz.