De 10 a 21 de novembro de 2025, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), a Cas’Amazônia se tornará um espaço de referência para debates qualificados liderados pelo Instituto Arapyaú, Instituto Itaúsa e a rede Uma Concertação pela Amazônia.
Localizada no centro histórico da capital paraense, a Cas’Amazônia reunirá representantes de diversos setores para promover discussões fundamentais sobre os grandes desafios globais relacionados ao clima, à natureza e ao desenvolvimento sustentável. Combinando saberes tradicionais, conhecimento científico, experiências locais e estratégias públicas e privadas, o espaço buscará impulsionar soluções concretas, escaláveis e orientadas à justiça social, conservação ambiental e prosperidade econômica.
“Mais do que acompanhar os debates da COP30, a Cas’Amazônia quer contribuir ativamente com eles. Organizada por três organizações brasileiras e com atuação no país, este ambiente se propõe a ser um território de escuta ativa, trocas e construção colaborativa, onde vozes da floresta, da ciência, da cultura, da economia e da política se encontram para propor caminhos reais para o futuro”, afirmam as organizadoras em nota conjunta.
As instituições realizadoras compartilham o objetivo de fortalecer o papel do Brasil como articulador global de soluções climáticas justas. A ambição é que os debates e conexões promovidos na Cas’Amazônia contribuam com insumos e recomendações à presidência brasileira da COP em 2026, ampliando o legado do país na agenda internacional.
A programação será restrita a convidados e, ao longo da COP30, promoverá uma agenda diversa com painéis temáticos, rodas de conversa, encontros multilaterais e espaços de articulação estratégica com representantes de governos, setor privado, academia, povos indígenas, comunidades tradicionais e filantropias. Haverá ainda dias especialmente dedicados aos temas de Sistemas Agroalimentares, Ciências e Restauração Florestal.
Sobre as instituições realizadoras
Uma Concertação pela Amazônia
Rede multissetorial que reúne mais de 1300 lideranças de governos, sociedade civil, setor privado e academia. Atua como articuladora, propositora e mobilizadora em torno de uma agenda integrada para o desenvolvimento das Amazônias, com base em conhecimento técnico e sensível.
Instituto Arapyaú
O Instituto Arapyaú é uma organização filantrópica brasileira que fomenta e incuba redes e iniciativas estruturantes para promover o desenvolvimento justo, inclusivo e de baixo carbono do país. Visamos a promoção de uma agenda de natureza a partir de uma perspectiva integrada entre pessoas, economia e clima.
Instituto Itaúsa
Lançado em setembro de 2023, o Instituto Itaúsa é parte da estratégia de sustentabilidade da Itaúsa. Sua missão é acelerar a transição da economia brasileira para uma economia mais produtiva e positiva para o clima, a natureza e as pessoas. Como uma organização sem fins lucrativos, o Instituto apoia iniciativas inovadoras, escaláveis ou que estejam na vanguarda da filantropia, por meio de coinvestimentos com outras entidades filantrópicas ou investimentos diretos, em duas frentes estratégicas: Conservação do Meio Ambiente e Produtividade & Sustentabilidade.