CIC promove curso em Ilhéus com o guru mundial da fermentação natural

Guru mundial da fermentação natural realiza curso em Ilhéus
Foto: Livia Cabral

No mês de maio, o escritor gastronômico nova iorquino Sandor Ellix Katz, autor premiado de livros como “A Arte da Fermentação” e “Fermentação Selvagem”, realizou uma masterclass sobre “Fermentação Ancestral” no Centro de Inovação do Cacau (CIC), entidade fomentada pelo Instituto Arapyaú que funciona dentro do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, em Ilhéus (BA).

 “Os livros de Sandor são praticamente bíblias para quem busca uma alimentação cada vez menos industrializada e, consequentemente, mais saudável”, destacou a bióloga Adriana Reis, doutora em microbiologia e gerente de qualidade do CIC.Os alimentos que passam por fermentação natural – a exemplo de kombucha, pães, vinhos, sidras e até hortaliças – oferecem diversos benefícios à saúde. A masterclass foi uma oportunidade para enxergarmos os potenciais que temos dentro do nosso próprio território e tentarmos agregar ainda mais valor por meio dos nossos recursos. Foi uma virada de chave”, afirma.

Voltado para produtores, estudantes e interessados em fermentação da região, o workshop foi um momento para troca de experiências sobre a arte de fermentar, sua história e o papel integral da fermentação na evolução nutricional e cultural da humanidade. O evento contou ainda com palestra da própria Adriana, que abordou a fermentação do cacau no Brasil, e também com uma apresentação dos especialistas Fernando Goldenstein e Leonardo Andrade, da indústria e escola Companhia dos Fermentados, de São Paulo, sobre a fermentação de bebidas não convencionais no Brasil. Na ocasião, eles promoveram a degustação de um borbulhante de mel de cacau, de autoria própria. 

O workshop foi uma realização do CIC e da produtora #BoraFermentar, em parceria com a Fazenda São Francisco, Fazenda MayraHu, Instituto Nova Era e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).