Notícias

CIC promove curso em Ilhéus com o guru mundial da fermentação natural

Foto: Livia Cabral

No mês de maio, o escritor gastronômico nova iorquino Sandor Ellix Katz, autor premiado de livros como “A Arte da Fermentação” e “Fermentação Selvagem”, realizou uma masterclass sobre “Fermentação Ancestral” no Centro de Inovação do Cacau (CIC), entidade fomentada pelo Instituto Arapyaú que funciona dentro do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, em Ilhéus (BA).

 “Os livros de Sandor são praticamente bíblias para quem busca uma alimentação cada vez menos industrializada e, consequentemente, mais saudável”, destacou a bióloga Adriana Reis, doutora em microbiologia e gerente de qualidade do CIC.Os alimentos que passam por fermentação natural – a exemplo de kombucha, pães, vinhos, sidras e até hortaliças – oferecem diversos benefícios à saúde. A masterclass foi uma oportunidade para enxergarmos os potenciais que temos dentro do nosso próprio território e tentarmos agregar ainda mais valor por meio dos nossos recursos. Foi uma virada de chave”, afirma.

Voltado para produtores, estudantes e interessados em fermentação da região, o workshop foi um momento para troca de experiências sobre a arte de fermentar, sua história e o papel integral da fermentação na evolução nutricional e cultural da humanidade. O evento contou ainda com palestra da própria Adriana, que abordou a fermentação do cacau no Brasil, e também com uma apresentação dos especialistas Fernando Goldenstein e Leonardo Andrade, da indústria e escola Companhia dos Fermentados, de São Paulo, sobre a fermentação de bebidas não convencionais no Brasil. Na ocasião, eles promoveram a degustação de um borbulhante de mel de cacau, de autoria própria. 

O workshop foi uma realização do CIC e da produtora #BoraFermentar, em parceria com a Fazenda São Francisco, Fazenda MayraHu, Instituto Nova Era e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Fernanda Carpegiani

Recent Posts

Bellagio Center: imersão em espaço de inovação para escalar soluções baseadas na natureza

Imersão organizada pelos institutos Arapyaú e Igarapé, no Bellagio Center, reuniu lideranças de diversos setores…

1 semana ago

Rede Conexão Povos da Floresta celebra seu impacto positivo em comunidades amazônicas

Iniciativa preza para que a conectividade mude positivamente a vida de comunidades indígenas, quilombolas e…

1 semana ago

Novo fellow do Instituto Arapyaú, Mariano Cenamo debate as oportunidades e os desafios da bioeconomia na Amazônia

Fundada em 2004 por Cenamo, a Idesam é uma organização que promove cadeias de valor…

1 semana ago

Criação de selo verde de cacau estimula e valoriza produção sustentável

Em junho foi sancionada a Lei 14.877/24, que cria os selos verdes “Cacau Cabruca” e…

1 semana ago

Arapyaú debate governança climática na Sustainability Week do BID

No evento, Angela Miller, Maria Teixeira, Roberto Waack e Valéria Café (da esquerda para a…

1 semana ago

Estratégia Nacional de Bioeconomia fortalece o potencial do Brasil nesse setor

A iniciativa reúne diretrizes para promover produtos, processos e serviços sustentáveis que combinem recursos biológicos…

1 semana ago