Coalizão afirma em manifesto que meta climática brasileira deve ser mais ambiciosa

Coalizão afirma em manifesto que meta climática brasileira deve ser mais ambiciosa
Parque Nacional de Anavilhanas, na Amazônia. Foto: Jason Auch

Em um manifesto enviado às lideranças do governo brasileiro, a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, movimento composto por mais de 280 representantes do agronegócio, sociedade civil, setor financeiro e academia, afirmou que o Brasil deveria apresentar compromissos mais expressivos e permanentes para enfrentar as mudanças climáticas durante a Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada pelo governo americano e realizada dias 22 e 23 de abril. Também reforçou a necessidade de implementar ações para a queda rápida do desmatamento.

O Brasil é considerado um país-chave nos esforços globais para o equilíbrio climático do planeta. E já provou do que é capaz. Entre 2004 e 2012, o Brasil fez a maior redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) já registrada por um único país, ao reduzir em 80% sua taxa de desmatamento. Este é o momento dos brasileiros retomarem esse protagonismo histórico. Por isso, a Coalizão Brasil reafirma que a ambição do país nessa agenda climática precisa ser expressiva e permanente”

trecho do documento da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura

A carta destacou ainda que, “apesar da clara e crescente preocupação de diversos setores da sociedade, nacionais e internacionais, a perda de florestas no Brasil avança de forma rápida e significativa. É urgente, portanto, que medidas firmes sejam retomadas evitando que um cenário de destruição e fogo se repita ou se agrave em 2021. Para tanto, a Coalizão Brasil considera urgente a implementação das seis ações para a queda rápida do desmatamento, lançadas em setembro de 2020 e entregues às autoridades”.

O posicionamento da Coalizão Brasil repercutiu amplamente na mídia, com mais de 80 menções em veículos nacionais e internacionais.

Confira as seis ações para a queda rápida do desmatamento

Confira a íntegra do posicionamento.