O Observatório da Restauração e Reflorestamento é uma nova plataforma que reúne em um só lugar dados georreferenciados de projetos coletados em campo e o que há de melhor da tecnologia de monitoramento via satélite. Lançado em 9 de março pela Coalizão Brasil, com apoio de WRI Brasil, Imazon, Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e TNC, a ferramenta dispõe de um panorama completo da restauração, do reflorestamento e da regeneração natural em todos os biomas.
Com os dados, o Brasil será capaz de acompanhar a evolução de compromissos de restauração e reflorestamento assumidos em iniciativas internacionais. Para as empresas privadas, é mais uma ferramenta para rastrear cadeias de produtos florestais ou verificar o cumprimento de suas políticas de sustentabilidade, bem como para monitorar áreas de restauração para fins de compensação ambiental.
“É um momento de celebração, porque o Brasil, pela primeira vez, terá um espaço para reportar avanços de restauração e reflorestamento”, afirmou no evento Rachel Birdeman, cofacilitadora da Coalizão e vice-presidente para América Latina da Conservação Internacional (CI). “Isso será muito importante para o mapeamento de iniciativas que permitem monitorar o cumprimento da meta climática brasileira e deve gerar oportunidade de bons negócios no país”.
O lançamento do projeto foi transmitido pelo Youtube e pode ser acessado aqui.
Assista também ao vídeo de apresentação do Observatório de Restauração e Reflorestamento aqui.
Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…
Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia, organizado por Idesam e Impact…
Renata Piazzon, diretora-geral do Instituto Arapyaú. Crédito: Cauê Ito. O Instituto Arapyaú recebeu, entre os…
Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PNDBio) ganhou força durante a realização do Painel Técnico-Científico…
Rede participou da 10ª Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Crédito:…