Com número recorde de inscrições, V Concurso Nacional de Cacau Especial premia as melhores amêndoas do Brasil

Vencedores da 5ª edição do Concurso Nacional de Cacau Especial. Foto: Lívia Cabral

A quinta edição do Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade premiou as seis melhores amêndoas de cacau do país após três etapas de análises físico-químicas e sensoriais, além de avaliação de critérios de sustentabilidade. Em evento realizado no dia 24 de novembro, em Ilhéus, no sul da Bahia, o público conheceu os vencedores nas categorias Varietal (uma única variedade genética de cacau) e Mistura (blend de variedades).

O destaque da edição ficou por conta do estado de Rondônia, que conquistou a primeira posição nas duas categorias. Pelo segundo ano consecutivo, o produtor Deoclides Pires da Silva, do município de Jaru, ficou em primeiro lugar na categoria Varietal, apostando novamente na sua variedade CCN51. Na categoria Mistura, a primeira posição foi para Robson Tomaz de Castro Calandrelli, produtor no município de Nova União, a 370 quilômetros da capital Porto Velho. “Estamos resgatando a cultura do cacau no nosso estado”, aponta Robson, advertindo ainda que “Rondônia está vindo forte não só na quantidade, mas também na qualidade”.

Os demais prêmios ficaram majoritariamente para o estado do Pará, que ganhou três colocações (2ª e 3ª posições na categoria Mistura e 2ª na Varietal). Já a Bahia conquistou o terceiro lugar na Varietal com a variedade VB1151 da produtora Marina Oliveira Paraíso Martins, de uma propriedade em Ilhéus.

Em edição histórica, o V Concurso Nacional de Cacau Especial registrou número recorde de inscrições. Foram 98 amostras oriundas de seis estados, sendo o Amazonas e o Tocantins estreantes na disputa pelo título de melhor amêndoa de cacau do país. A participação desses estados nas inscrições deste ano permitiu que o setor tivesse um recorte mais amplo sobre o perfil de qualidade de cacau entre os produtores brasileiros.

“Quanto mais estados aderirem ao projeto do Concurso Nacional, mais a gente consegue contribuir com a pauta de colocar o Brasil como referência internacional de cacau de qualidade”, destaca Cristiano Villela, diretor científico do Centro de Inovação do Cacau (CIC). A entidade foi a organizadora do evento, juntamente com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) e Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).

O Concurso Nacional de Cacau Especial tem o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade e da sustentabilidade na produção de cacau no Brasil, divulgando o fruto a partir dos chocolates especiais e promovendo este segmento junto ao consumidor. O CIC é uma iniciativa fomentada e apoiada pelo Instituto Arapyaú e, assim como a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia, integra a estrutura do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSul).