Como alcançar recursos para desenvolver a Amazônia

Como alcançar recursos para desenvolver a Amazônia

Muito falamos sobre a necessidade de promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Mas qual é o orçamento necessário para isso e como consegui-lo? Esse foi o tema do webinar Orçamento Público: desafios e caminhos para o desenvolvimento sustentável na Amazônia, o segundo realizado pela iniciativa Uma Concertação pela Amazônia em parceria com a Página22. 

Durante o debate, foram apresentados os resultados do estudo Elaboração de estudo e diagnósticos sobre aspectos fiscais dos estados da Amazônia Legal, coordenado por João Bernardo Bringel. Ele mostra a dimensão do desafio orçamental ao analisar as despesas e receitas dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, mostrando a estreita margem com que os governos locais operam para executar investimentos de ordem social e ambiental. Segundo a pesquisa, é necessário cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal ao aumentar a eficiência, a produtividade e a transparência na alocação dos recursos. 

O webinar foi mediado pela jornalista Karen de Souza e contou com a participação de Sônia Janete Gomes, secretária executiva de Planejamento do Amazonas, e Francisco Gaetani, que foi secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente e hoje preside o Conselho de Administração do Instituto República.

Leia a reportagem completa da Página22 sobre o evento e assista ao vídeo.