Muito falamos sobre a necessidade de promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Mas qual é o orçamento necessário para isso e como consegui-lo? Esse foi o tema do webinar Orçamento Público: desafios e caminhos para o desenvolvimento sustentável na Amazônia, o segundo realizado pela iniciativa Uma Concertação pela Amazônia em parceria com a Página22.
Durante o debate, foram apresentados os resultados do estudo Elaboração de estudo e diagnósticos sobre aspectos fiscais dos estados da Amazônia Legal, coordenado por João Bernardo Bringel. Ele mostra a dimensão do desafio orçamental ao analisar as despesas e receitas dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, mostrando a estreita margem com que os governos locais operam para executar investimentos de ordem social e ambiental. Segundo a pesquisa, é necessário cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal ao aumentar a eficiência, a produtividade e a transparência na alocação dos recursos.
O webinar foi mediado pela jornalista Karen de Souza e contou com a participação de Sônia Janete Gomes, secretária executiva de Planejamento do Amazonas, e Francisco Gaetani, que foi secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente e hoje preside o Conselho de Administração do Instituto República.
Leia a reportagem completa da Página22 sobre o evento e assista ao vídeo.
Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…
Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia, organizado por Idesam e Impact…
Renata Piazzon, diretora-geral do Instituto Arapyaú. Crédito: Cauê Ito. O Instituto Arapyaú recebeu, entre os…
Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PNDBio) ganhou força durante a realização do Painel Técnico-Científico…
Rede participou da 10ª Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Crédito:…