Os esforços para melhorar e diversificar a produção de cacau de qualidade no sul da Bahia estão dando resultado e trouxeram mais uma vez reconhecimento internacional para a região. Três brasileiros foram finalistas de uma das mais importantes premiações do setor, o Cocoa of Excellence, que está em sua 12ª edição. Os vencedores foram anunciados no Salão Internacional do Chocolate, em Paris, no dia 16 de dezembro.
O ouro foi para a amêndoa produzida no município de Uruçuca (BA) por João Tavares, que integra a terceira geração de produtores do fruto. A prata ficou em família e foi para a mãe dele, Angélica Maria Tavares, com o cacau produzido em Ilhéus (BA). Ambas as produções adotam o sistema cabruca, em que o cacau cresce à sombra das árvores nativas, mantendo a floresta em pé.
Outro brasileiro, João Evangelista, produtor familiar do Pará, também foi premiado com a prata, tornando-se o primeiro paraense a levar o título para o estado. Essa é a primeira vez em que três amostras de amêndoas brasileiras são premiadas na mesma edição, o que demonstra o potencial da produção de alta qualidade no País.
Segundo os organizadores do Cocoa of Excellence, além do reconhecimento da qualidade das amêndoas produzidas e do benefício que isso pode gerar para o produtor, o evento é importante para garantir que a variedade genética seja cultivada e gere impacto a longo prazo na cadeia produtiva. João Tavares, ganhador do ouro, já havia conquistado o título nas edições de 2010 e 2011. Para ele, participar do evento é uma forma de ganhar notoriedade e trazer prosperidade para o seu negócio, que abastece pequenas empresas nacionais de chocolate.
A cerimônia de premiação foi transmitida para mais de 70 países. Na Bahia, ela fez parte da programação do 12º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que ocorreu em Ilhéus entre os dias 16 e 19 de dezembro e é considerado o maior do setor nacional, reunindo diversos representantes da cadeia produtiva do cacau. Marco Lessa, empresário e criador do evento, acredita que o evento é uma forma de conscientizar o consumidor e dar visibilidade aos produtores.
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