Os esforços para melhorar e diversificar a produção de cacau de qualidade no sul da Bahia estão dando resultado e trouxeram mais uma vez reconhecimento internacional para a região. Três brasileiros foram finalistas de uma das mais importantes premiações do setor, o Cocoa of Excellence, que está em sua 12ª edição. Os vencedores foram anunciados no Salão Internacional do Chocolate, em Paris, no dia 16 de dezembro.
O ouro foi para a amêndoa produzida no município de Uruçuca (BA) por João Tavares, que integra a terceira geração de produtores do fruto. A prata ficou em família e foi para a mãe dele, Angélica Maria Tavares, com o cacau produzido em Ilhéus (BA). Ambas as produções adotam o sistema cabruca, em que o cacau cresce à sombra das árvores nativas, mantendo a floresta em pé.
Outro brasileiro, João Evangelista, produtor familiar do Pará, também foi premiado com a prata, tornando-se o primeiro paraense a levar o título para o estado. Essa é a primeira vez em que três amostras de amêndoas brasileiras são premiadas na mesma edição, o que demonstra o potencial da produção de alta qualidade no País.
Segundo os organizadores do Cocoa of Excellence, além do reconhecimento da qualidade das amêndoas produzidas e do benefício que isso pode gerar para o produtor, o evento é importante para garantir que a variedade genética seja cultivada e gere impacto a longo prazo na cadeia produtiva. João Tavares, ganhador do ouro, já havia conquistado o título nas edições de 2010 e 2011. Para ele, participar do evento é uma forma de ganhar notoriedade e trazer prosperidade para o seu negócio, que abastece pequenas empresas nacionais de chocolate.
A cerimônia de premiação foi transmitida para mais de 70 países. Na Bahia, ela fez parte da programação do 12º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que ocorreu em Ilhéus entre os dias 16 e 19 de dezembro e é considerado o maior do setor nacional, reunindo diversos representantes da cadeia produtiva do cacau. Marco Lessa, empresário e criador do evento, acredita que o evento é uma forma de conscientizar o consumidor e dar visibilidade aos produtores.
Anúncio foi feito durante o Partnership Meeting 2025, um dos maiores eventos do setor de…
Iniciativa setorial foi desenvolvida para promover o cacau nacional em mercados estratégicos, como Europa e…
Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…
Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…
Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…
Pauta foi debatida por especialistas de todo o mundo durante o Wood Construction Global Meeting.…