Confira as ações de junho do Instituto Arapyaú no combate à Covid-19 na Bahia

Apoio técnico para a Prefeitura de Ilhéus
Em mentorias semanais, gestores da prefeitura de Ilhéus debatem eixos principais da ação de controle da pandemia.

Os impactos da pandemia no Brasil são muitos e desde o início atuamos para tentar mitigar seus efeitos, principalmente junto às populações mais necessitadas de apoio. As ações do Arapyaú de combate à Covid-19, neste sentido, continuaram em andamento em junho, sempre em linha com nossos parceiros.

Por meio de uma parceria nossa com o Instituto Votorantim, o município de Ilhéus foi um dos selecionados a receber apoio técnico da consultoria Elo Group, para definição de ações de controle do avanço da pandemia. Com mentorias semanais, os gestores de Ilhéus estão conhecendo outras experiências brasileiras de mitigação de impactos na retomada de atividades econômicas e auxílio na construção do seu planejamento, com priorização de esforços para o enfrentamento da pandemia.

Já foram definidos os eixos prioritários de atuação: comunicação, mensuração dos impactos fiscais com a pandemia e retomada das atividades econômicas. Esses eixos passam agora pelo processo de construção dos planos e definição das ferramentas que apoiarão os gestores municipais na crise.

A expectativa é que até o final do apoio, de quatro meses, a prefeitura tenha acesso a um painel de controle de informações compiladas do sistema de saúde municipal para tomada de decisões estratégicas, além do plano de comunicação para diálogo com a população e um simulador fiscal, que irá indicar os impactos nas receitas e despesas municipais decorrentes da Covid-19.

Doação de Máscaras

Doamos à Santa Casa de Ilhéus, neste mês, mais 3.900 máscaras cirúrgicas. O hospital atende pacientes com Covid-19 de Ilhéus e dos municípios vizinhos.

Testes rápidos

O Laboratório de Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular da Universidade Estadual de Santa Cruz (Lafem/UESC) agora está credenciado pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen) para realização de diagnósticos do novo coronavírus (SARS-CoV-2/Covid-19).

Apoiamos o laboratório para possibilitar sua adequação física e fluxo de trabalho, confeccionar manuais de procedimentos operacionais padrão e definir programa de gerenciamento de resíduos sólidos de saúde.

“Por estar em Ilhéus, a UESC dará mais agilidade aos resultados dos exames, o que permitirá também rapidez nos procedimentos médicos aos pacientes contaminados pela Covid-19.”

Alessandro Fernandes de Santana, reitor da UESC.

Saiba mais sobre ações do Arapyaú de combate à pandemia no nosso relatório.