Currículo de Sustentabilidade quer fortalecer a cadeia do cacau com orientações para gestão ambiental, social e de produção

Um guia para orientar quem busca a sustentabilidade da produção de cacau, lançado em dezembro pela iniciativa CocoaAction Brasil, poderá ajudar produtores, técnicos e instituições na adoção de práticas básicas de cultivo com respeito à natureza e à sociedade.

Criado para servir de referência para profissionais que atuam em toda a cadeia, o Currículo de Sustentabilidade do Cacau é fruto de uma parceria entre mais de 50 entidades com produtores, cooperativas, indústrias, entidades de classe, certificações, representantes do governo federal e de governos estaduais, entre outros atores. O Instituto Arapyaú também faz parte da iniciativa.

O Currículo está organizado em três eixos. Em “Gestão da produção”, o guia traz orientações fundamentais ou prioritárias em temas como conservação do solo e localização dos cacauais – não produzir cacau ilegalmente em Unidades de Conservação de Proteção Integral, terras públicas, terras indígenas e comunidades quilombolas está entre elas. Em “Gestão ambiental”, as indicações são voltadas para questões como o não desmatamento, a destinação correta de resíduos e o manuseio e armazenagem de fertilizantes. O terceiro eixo, “Gestão social”, reúne instruções sobre legislação trabalhista, prevenção de acidentes, saúde do trabalhador, utilização de equipamentos de proteção individual, entre outras.

Uma segunda etapa sobre como fazer a implementação das orientações está sendo pensada e dará origem a um guia de boas práticas. Apesar do Currículo não ser uma certificação, ele tem o potencial de preparar os agricultores – principalmente os pequenos, que são maioria no contexto brasileiro da produção de cacau – para que, no futuro, obtenham certificações e possam entrar em novos mercados.

O documento foi elaborado coletivamente ao longo de 2021, com base em materiais como o Manual de Boas Práticas (CEPLAC), a Produção Integrada (Embrapa), além de códigos, normas e programas próprios de entidades do setor e de parceiros da CocoaAction Brasil.

Ao adotarem as práticas descritas, os produtores de cacau tendem a ser mais eficientes e sustentáveis, afirma o Currículo, podendo obter melhores resultados financeiros, uma vez que a gestão planejada dos recursos economiza insumos, melhora a produtividade e a qualidade das amêndoas, além de permitir o controle dos custos de produção enquanto reduz os impactos gerados por ela.