Notícias

Currículo de Sustentabilidade quer fortalecer a cadeia do cacau com orientações para gestão ambiental, social e de produção

Um guia para orientar quem busca a sustentabilidade da produção de cacau, lançado em dezembro pela iniciativa CocoaAction Brasil, poderá ajudar produtores, técnicos e instituições na adoção de práticas básicas de cultivo com respeito à natureza e à sociedade.

Criado para servir de referência para profissionais que atuam em toda a cadeia, o Currículo de Sustentabilidade do Cacau é fruto de uma parceria entre mais de 50 entidades com produtores, cooperativas, indústrias, entidades de classe, certificações, representantes do governo federal e de governos estaduais, entre outros atores. O Instituto Arapyaú também faz parte da iniciativa.

O Currículo está organizado em três eixos. Em “Gestão da produção”, o guia traz orientações fundamentais ou prioritárias em temas como conservação do solo e localização dos cacauais – não produzir cacau ilegalmente em Unidades de Conservação de Proteção Integral, terras públicas, terras indígenas e comunidades quilombolas está entre elas. Em “Gestão ambiental”, as indicações são voltadas para questões como o não desmatamento, a destinação correta de resíduos e o manuseio e armazenagem de fertilizantes. O terceiro eixo, “Gestão social”, reúne instruções sobre legislação trabalhista, prevenção de acidentes, saúde do trabalhador, utilização de equipamentos de proteção individual, entre outras.

Uma segunda etapa sobre como fazer a implementação das orientações está sendo pensada e dará origem a um guia de boas práticas. Apesar do Currículo não ser uma certificação, ele tem o potencial de preparar os agricultores – principalmente os pequenos, que são maioria no contexto brasileiro da produção de cacau – para que, no futuro, obtenham certificações e possam entrar em novos mercados.

O documento foi elaborado coletivamente ao longo de 2021, com base em materiais como o Manual de Boas Práticas (CEPLAC), a Produção Integrada (Embrapa), além de códigos, normas e programas próprios de entidades do setor e de parceiros da CocoaAction Brasil.

Ao adotarem as práticas descritas, os produtores de cacau tendem a ser mais eficientes e sustentáveis, afirma o Currículo, podendo obter melhores resultados financeiros, uma vez que a gestão planejada dos recursos economiza insumos, melhora a produtividade e a qualidade das amêndoas, além de permitir o controle dos custos de produção enquanto reduz os impactos gerados por ela.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Brasil reforça soluções baseadas na natureza nos debates do Fórum Econômico Mundial

Protagonismo do Brasil para liderar soluções climáticas foi destaque em Davos. Crédito: acervo. Colocar o…

3 semanas ago

Em 2025, restauração e sistemas alimentares ganham força na agenda do Arapyaú

Visão integrada ganha amplitude com a chegada da COP 30. Crédito: acervo. O Instituto Arapyaú…

3 semanas ago

Inteligência artificial pela sustentabilidade e bioeconomia na Amazônia são prioridades do grupo de fellows do Arapyaú

Para o grupo de fellows do Instituto Arapyaú, 2024 foi um ano de consolidação de…

3 semanas ago

A música que ajuda a manter as florestas e seus povos em pé

Produções mostram a ligação entre Amazônia e Mata Atlântica, dois territórios prioritários para a atuação…

3 semanas ago

Acompanhe o Arapyaú nas redes

Seja nosso seguidor e acompanhe todas as novidades; links abaixo. Crédito: divulgação. Com o objetivo…

3 semanas ago

Da Mata Atlântica à Amazônia e o lugar onde esses biomas se conectam

Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…

2 meses ago