Diálogos com o governo: oportunidades do cacau no sul da Bahia e em ciência e tecnologia na Amazônia

Diálogos com o governo: oportunidades do cacau no sul da Bahia e em ciência e tecnologia na Amazônia
Foto: CIC

Das oportunidades do setor cacaueiro no sul da Bahia às estratégias de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na Amazônia. Ações do Instituto Arapyaú dentro do foco estratégico de desenvolvimento territorial foram objeto de encontros com autoridades do Governo, em Brasília (DF). 

A diretora-executiva, Thais Ferraz, o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia, Ricardo Gomes, e representantes da cadeia do cacau se reuniram no final de abril com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. O objetivo do encontro foi debater as principais oportunidades no setor cacaueiro, além dos benefícios sociais, ambientais e econômicos do modelo de produção em sistema agroflorestal viabilizado por pequenos produtores. O enfrentamento à monilíase, doença que ataca os cacaueiros, também foi foco do debate.

Estiveram presentes representantes do Centro de Inovação do Cacau, Sistema CNA Senar, AIPC, Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, Cargill, Barry Callebaut Group, Mondelēz International, Sistema Faeb/Senar, CocoaAction Brasil, entre outros.

Também no final de abril, Lívia Pagotto, gerente sênior de conhecimento do Arapyaú, e Fernanda Rennó,  consultora do instituto, estiveram em uma reunião no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O encontro abriu diálogo sobre possíveis cooperações relacionadas à estratégia CT&I (ciência, tecnologia e inovação) na Amazônia e projetos estruturados pelo Instituto Arapyaú e o Instituto Agni, junto a diversos atores da região.

Lívia e Fernanda, que também são secretárias executivas da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, foram recebidas por Marcia Barbosa, secretária de Políticas e Programas Estratégicos, Osvaldo Moraes, diretor do Departamento para o Clima e Sustentabilidade da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos, e Leandro Bortolozo Pedron, diretor do Departamento de Programas.